Portugal já identificou 710 casos de Monkeypox

Balanço da DGS dá conta de mais 77 casos do que na semana passada. 

Já foram identificados em Portugal 710 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox. A informação foi avançada esta quinta-feira, pela Direção Geral da Saúde (DGS). 

Este número equivale ao número de casos até dia 3 de agosto, sendo que, recorde-se, na passada sexta-feira foi feito um balanço que dava conta de 633 casos, tendo por isso sido detetados mais 77 casos. 

A presença deste vírus foi detetada em Portugal a 3 de maio, tendo ai sido confirmados cinco casos de infeção. 

A 16 de julho, começou a vacinação sendo que, até à passada segunda-feira, 1 de agosto, foram vacinados "73 contactos dos 104 considerados elegíveis (70,2%)". 

Os 10 países mais afetados por este surto são Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Canadá, Portugal, Brasil e Itália. 

De acordo com a DGS, uma pessoa que esteja doente só deixa de estar infecciosa após a cura completa e a queda das crostas das lesões dermatológicas, período que poderá chegar a demorar quatro semanas. 

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.