Desligadas máquinas que mantinham Archie Battersbee vivo

Confirmada morte do menino de 13 anos. Pais não queriam que as máquinas fossem desligadas, tendo recorrido a vários tribunais. “Archie era um rapaz tão lindo e ele lutou até ao fim, e estou muito orgulhosa de ser a sua mãe”, disse Hollie Dance.

As máquinas de suporte de vida de Archie Battersbee foram desligadas, este sábado, após uma batalha judicial dos pais, que queriam transferir o menino de 12 anos para uma unidade de cuidados paliativos.

A morte de Archie Battersbee foi confirmada por fonte próxima da família à imprensa britânica.

"Foi-lhe retirada a medicação às 10h, e o seu estado manteve-se inalterado até duas horas depois de terem removido o ventilador", disse, citada pela Sky News, a noiva do irmão mais velho de Archie, que falou em nome da família.

Recorde-se que o menino estava em morte cerebral desde abril, tendo sofrido danos irreversíveis depois  de fazer um desafio do Tik Tok, que consistia em apertar o próprio pescoço até desmaiar.

Os pais não queriam que se desligasse o suporte de vida e recorreram ao Supremo Tribunal para tentar transferi-lo para uma unidade de cuidados paliativos, para o menino "passar os últimos momentos com a família", mas o pedido acabou por ser recusado.

Ainda antes de ter sido negado o recuso da família, em declarações ao Daily News, a mãe de Archie disse: "aconteça o que acontecer, acho que vou ouvir aquelas máquinas para o resto da minha vida".

Hoje, à entrada do hospital, antes de terem desligado as máquinas, Hollie Dance afirmou que era a mãe "a mais orgulhosa do mundo"."Archie era um rapaz tão lindo e ele lutou até ao fim, e estou muito orgulhosa de ser a sua mãe", afirmou à Sky News.