Primeira-ministra da Finlândia filmada a dançar e a cantar, oposição exige teste de deteção de drogas

“Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, deixou claro a primeira-ministra, acrescentando que como os vídeos são “privados e publicados num evento privado” confiou que “não seriam publicados”.

Sanna Marin, a primeira-ministra da Finlândia, foi filmada a dançar e cantar em festas, estando agora envolvida em uma nova polémica, com a oposição a tecer duras críticas e a exigir que a reponsável faça um teste de deteção de drogas. 

Depois do assunto ter 'explodido' na imprensa finlândesa, Sanna Marin, em conferência de imprensa dada na manhã desta quinta-feira, disse não ter "nada a dissimular ou a esconder".

“Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais", deixou claro a primeira-ministra, acrescentando que como os vídeos são "privados e publicados num evento privado" confiou que "não seriam publicados".

Marin parece não se sentir intimidada com o escrutínio e com a polémica, assegurando que irá "ser exatamente a mesma pessoa" que foi até agora, esperando "que isso seja aceite". 

 

 

A oposição do Governo, porém, não deixou escapar o caso para criticar o comportamento da primeira-ministra, com  Riikka Purra, líder do principal partido da oposição, a exigir que faça um teste voluntário de despistagem às drogas, uma ideia também apoiada Mikko Kärnä, do Partido de Centro: "As pessoas também devem poder esperar isto da sua primeira-ministra".

Em resposta, Marin nega qualquer consumo de drogas, sem contar com o álcool, e mostrou-se favorável ao teste: "Não tenho nada a esconder".

Os vídeos começaram a circular rapidamente nas redes sociais e também pelo jornal finlandês Iltalehti, em que também aparecem várias figuras públicas: o deputado social-democrata finlandês Ilmari Nurminen, presidente da Câmara Municipal de Tampere, a cantora finlandesa Alma e a irmã, Anna, a fotógrafa Janita Autio, a apresentadora Tinni Wikström, a locutora Karoliina Tuominen e o estilista Vesa Silver. A data exata de quando as imagens foram filmadas não é conhecida até agora.