Incêndio em Gouveia mobiliza mais de 240 operacionais

Novo incêndio na Serra da Estrela deflagrou esta quinta-feira pelas 15h41. 

Um novo incêndio na Serra da Estrela está a mobilizar mais de 240 operacionais e quatro meios aéreos. 

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, o incêndio "começou na União de freguesias de Melo e Nabais e está a evoluir pela encosta acima e já está na freguesia de São Paio e dentro da freguesia de Gouveia cidade, e em direção ao Curral do Negro, onde está o nosso parque de campismo e uma área de excelência de Gouveia".

Jorge Ferreira encontrava-se a falar aos jornalistas em Manteigas, pelas 18h15, onde estava a ser informado acerca da ocorrência, para a qual o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Guarda deu o alerta pelas 15:41.

Pelas 20h05, de acordo com o site ofical da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam no local 248 operacionais, apoiados por 70 veículos e quatro meios aéreos. 

"Pelo caminho, passa naturalmente pelo Parque Ecológico de Gouveia, uma área que nos preocupa bastante, onde temos a nossa fauna local", referiu o vice-presidente.

Jorge Ferreira adiantou ainda que estão "a tentar juntar meios nestas duas áreas, quer no parque de campismo do Curral do Negro, quer no parque ecológico de Gouveia, para conter a situação" no concelho. O mesmo adianta que não há população em risco mas que o incêndio, que está numz encosta de mato e floresta, "está a evoluir rapidamente".