Registadas 784 ocorrências relativas ao mau tempo em Portugal

Maior parte dos estragos ocorreram em Lisboa (245 ocorrências) e em Setúbal (61). 

Entre as 00h00 e as 16h00 desta terça-feira, a Proteção Civil contabilizou mais de 700 (719) ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal, nomeadamente inundações e quedas de árvores.

Pedro Araújo, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), indicou à agência Lusa que até às 16h00 horas de hoje foram registadas 320 inundações, 187 quedas de árvores, 134 desobstruções de vias e 63 quedas de estruturas. A maior parte dos estragos ocorreram em Lisboa (245 ocorrências) e em Setúbal (61). 

Em Lisboa, os Bombeiros Sapadores registaram  ainda 48 inundações, nove quedas de árvores, cinco quedas de estrutura, duas sinalizações de buracos e um curto-circuito.

Ocorreu também durante a madrugada um movimento de massa na localidade de Sameiro, concelho de Manteigas, distrito da Guarda, sendo esta a ocorrência mais grave até ao momento. 

A chuva intensa na Guarda atingiu áreas que foram afetadas em agosto pelo incêndio na Serra da Estrela, resultando no movimento de terras e detritos “para o leito do rio [Zêzere], que ficou alagado”, disse à mesma agência fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) deste distrito. 

Os danos "são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros", frisou o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano.