Avaria nos sistemas informáticos afeta funcionamento dos tribunais

Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça “estão a trabalhar no sentido de restabelecer o normal funcionamento do sistema e minorar o impacto nos serviços”.

Uma avaria dos sistemas informáticos CITIUS e SITAF, este último dos Tribunais Administrativos e Fiscais, está a afetar o funcionamento de diversos tribunais e departamentos do Ministério Público, de norte a sul do país, confirmou fonte judicial.

Os sistemas informáticos estão "em baixo a nível nacional", havendo informações de que o Palácio da Justiça de Lisboa "está sem sistema", o mesmo ocorrendo em Águeda, Évora, Tribunal da Relação de Coimbra, Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém, Tribunal de Anadia, assim como os serviços de justiça em Matosinhos, Maia, Figueira da Foz e Vila Nova de Gaia, adiantou a mesma fonte, citada pela agência Lusa.

O gabinete do Ministério da Justiça confirmou, também à agência Lusa, que "a meio da manhã de hoje foram reportados problemas na infraestrutura tecnológica da Justiça que estão a afetar momentaneamente a disponibilidade dos serviços".

As equipas do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça "estão a trabalhar no sentido de restabelecer o normal funcionamento do sistema e minorar o impacto nos serviços", acrescentou o ministério.