Ataque informático atinge quase dez milhões de australianos

Dados em causa incluem nomes de clientes, datas de nascimento, números de telefone, endereços eletrónicos e alguns números de passaporte e de carta de condução.

Kelly Bayer Rosmarin, diretora executiva da Optus, a segunda maior empresa de telecomunicações da Austrália, anunciou esta sexta-feira que os dados pessoais de quase dez milhões de assinantes podem ter sido comprometidos na sequência de um ataque informático. 

Em comunicado, a empresa afirma que o ciberataque é um resultado de "pessoas experientes" que tinham obtido acesso à informação de 9,8 milhões de utilizadores.

Os dados em causa incluem nomes de clientes, datas de nascimento, números de telefone, endereços eletrónicos e alguns números de passaporte e de carta de condução. A responsável adiantou que não foram feitos pedidos de resgate e que a origem do ataque é desconhecida, não sabendo dizer "o que se pretende fazer com os dados" que foram roubados. 

Até agora, segundo disse a empresa, sediada em Singapura, nenhuma palavra-passe ou informação bancária foi pirateada.