Sociedade

Portugueses desperdiçam anualmente quase 100 quilos de comida por pessoa

Movimento informa que se o desperdício alimentar fosse um país, estaria entre os 7% mais ricos.


Os portugueses desperdiçam anualmente cerca de um milhão de toneladas de alimentos, o equivalente a quase 100 quilos por pessoa. 

O alerta, que sublinha que, não só em Portugal, mas também no resto do mundo os valores do desperdício alimentar são "extremamente preocupantes", foi feito em comunicado pelo Movimento Unidos contra o Desperdício, a propósito do  Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, assinalado na quinta-feira.

O Movimento informa que se o desperdício alimentar fosse um país, estaria entre os 7% mais ricos.

"Estima-se também que em 2030 o impacto económico do desperdício alimentar será de 1.5 biliões de euros e, em termos ambientais, o estudo revela que se o desperdício alimentar fosse um país, seria o 3.º maior emissor de gases com efeitos de estufa, com aproximadamente 10% do total das emissões de CO2 no Mundo", lê-se na mesma nota, que deixa saber que, a nível mundial, o desperdício por agregado familiar será de 75 quilos por ano.

Este dia foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pela primeira vez a 29 de setembro de 2020, no mesmo ano em que nasceu em Portugal o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que tem hoje mais de 3.000 particulares e 300 empresas aderentes.

"Enquanto cerca de 1.600.000 portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza - sendo que cerca de 360.000 têm carências alimentares -, estima-se que 1.000.000 toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos - quase 100 quilogramas por cada português", explica o movimento, que tem como objetivo alertar para o desperdício e para a importância de se modificarem comportamentos.

 

Os comentários estão desactivados.