Mais de um milhão de pessoas vacinadas contra a gripe desde 7 de setembro

O agendamento da vacinação é escalonado por faixas etárias, tendo começado nos utentes com idade igual ou superior a 80 anos e estando atuamente a ser feito em pessoas com idade compreendida entre os 70 e os 79 anos. 

Mais de um milhão de pessoas foram vacinadas contra a gripe desde 7 de setembro, revelou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Entre 7 de setembro e 12 de outubro, mais de um milhão de utentes receberam a vacina da gripe, dos quais mais de 787 mil receberam as duas vacinas, contra a gripe e contra a covid-19", lê-se numa nota divulgada na página da internet do organismo. 

A mesma informação adianta que o agendamento da vacinação é escalonado por faixas etárias, tendo começado nos utentes com idade igual ou superior a 80 anos e estando atuamente a ser feito em pessoas com idade compreendida entre os 70 e os 79 anos. 

Segundo a DGS a vacinação contra a gripe é recomendável para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, para crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, para doentes crónicos, imunodeprimidos e grávidas.

Já a vacina contra a covid-19 é agora dirigida para pessoas com 60 ou mais anos; grávidas com idade igual ou superior a 18 anos, pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais de Estabelecimentos Prisionais.

Para os residentes ou profissionais lares, da rede de cuidados continuados e para profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados estão indicadas as duas vacinas.