Efemérides de 18 de Outubro (2022)

Em 1959, foi para o ar há 63 anos a 1.ª edição do Telejornal da RTP, apresentado pelo jornalista do Diário de Notícias Mário Pires.

1739 O escritor António José da Silva (n.1705), autor de "Guerras do Alecrim e Manjerona", promotor das primeiras óperas em português no Teatro do Bairro Alto, foi executado há 283 anos, num auto de fé, em Lisboa, por ordem da Inquisição, acusado de judaísmo.

1910 Com a implantação da República, os títulos nobiliárquicos foram abolidos há 112 anos em Portugal – embora devido às políticas do actual pretendente da Coroa, e de forma muito pouco monárquica, nunca tivessem existido tantos a vigorar no País como agora (porque muitos só tinham sido dados por uma ou 2 gerações).

1936 Partiu de Lisboa há 86 anos o paquete Luanda, com os primeiros 152 prisioneiros políticos condenados para o campo de concentração do Tarrafal, atingindo a Ilha de Santiago, onde se situava o Campo, a 29 de Outubro.

1959 Foi para o ar há 63 anos a 1.ª edição do Telejornal da RTP, apresentado pelo jornalista do Diário de Notícias Mário Pires.

2017 O contrato de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star foi assinado em Lisboa, há 5 anos, concretizando assim a alienação do banco a polémicos privados não conhecidos por actividade bancária (apenas por especulações) três anos depois da resolução do BES, por decisão de um Executivo de Passos Coelho.

2021 O filme da Marvel "Eternos", dirigido por Chloé Zhao, interpretado por um elenco que inclui Gemma Chan, Richard Madden e Angelina Jolie, estreou há 1 ano em Los Angeles.