Mais de 170 bebés internados em Portugal devido a infeção respiratória

De acordo com o ECDC, a infeção por RSV causa geralmente doença leve, mas a gravidade das manifestações clínicas depende da idade. 

Foram hospitalizadas em Portugal mais de 170 crianças, metade das quais com menos de três meses, devido a infeção com o vírus sincicial respiratório (RSV), anunciou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). 

"Em Portugal, a partir da semana 47 [última semana de novembro], as autoridades reportaram uma tendência crescente nas hospitalizações relacionadas com o RSV de crianças com menos de dois anos. Nesta faixa etária, houve 171 hospitalizações acumuladas durante a presente temporada, com cerca de 50% dos casos com idades de menos de três meses", refere uma análise hoje divulgada. 

De acordo com o ECDC, a infeção por RSV causa geralmente doença leve, mas a gravidade das manifestações clínicas depende da idade. 

Os grupos mais afetados pela doença grave provocada pelo vírus são crianças com menos de cinco anos, em especial bebés com menos de seis meses, adultos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com comorbilidades específicas, sendo que, o risco de infeção para estes grupos é elevada. 

Já para a população em geral, o risco de infeção é baixo. 

"As hospitalizações causadas pelo RSV e outros agentes patogénicos respiratórios, como o vírus da gripe e o SARS-CoV-2, estão a aumentar em alguns Estados-membros e já estão a exercer pressão sobre os sistemas de saúde", alerta o centro europeu.