Hackers pedem um milhão de euros ao Porto de Lisboa

Piratas deram até 18 de janeiro para ser pago o resgate

A Administração do Porto de Lisboa (APL) foi alvo de um ataque informático e os hackers estão agora a pedir mais de um milhão de euros, até dia 18 de janeiro, para devolver o acesso aos dados. Caso o dinheiro não seja entregue, os piratas dizem publicar toda a documentação extraída a uma das maiores infraestruturas portuárias do país.

A notícia foi esta sexta-feira avançada pela CNN Portugal, à qual a APL admitiu ter conhecimento de que “há dados na dark web e um pedido de resgate”, acrescentando que está a “analisar a dimensão do comprometimento” e a trabalhar em “estreita articulação” com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. Contudo, a empresa não adiantou se iria ou não pagar o resgate. 

De acordo com os especialistas, esta situação revela a fragilidade dos sistemas nacionais em setores como o dos transportes, que segundo a legislação devia estar sob grande proteção por poder colocar em causa a segurança e operacionalidade do país.