Sociedade

"Casa Aberta" já está disponível para maiores de 18 anos

Já na sexta-feira, a autoridade tinha anunciado que a vacinação das pessoas destas faixas etárias iria começar em breve. 


A vacinação de reforço em regime "casa aberta" já está disponível para todas as pessoas com mais de 18 anos, anunciou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Numa informação publicada na sua página da Internet, a DGS informa que "a vacinação de reforço em regime de casa aberta está disponível para os cidadãos dos 18 aos 49 anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias".

Já na sexta-feira, a autoridade tinha anunciado que a vacinação das pessoas destas faixas etárias iria começar em breve. 

A decisão conta de uma atualização da norma sobre a campanha de vacinação sazonal contra o coronavírus SARS-CoV-2, que passa a prever o "acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a covid-19, mediante decisão individual".

"Esta atualização é efetuada num momento em que a maioria da população elegível, no âmbito da campanha de vacinação sazonal 2022-2023, está vacinada", referiu a DGS, sublinhando que, desde setembro, já foram administradas mais de três milhões de doses, maioritariamente em grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para "mitigar o impacto da doença grave nos grupos de maior risco".

Estes resultados, afirma a DGS, "confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à covid-19", reiterando a "importância da vacinação sazonal como a medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno".

A modalidade "Casa Aberta" encontra-se também disponível para a vacinação primária contra a covid-19 para utentes com idade igual ou superior a 12 anos e para utentes maiores de 18 anos para a vacinação de reforço contra esta doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, sendo que, "para ser vacinado basta dirigir-se diretamente ao ponto de vacinação ou ao centro de saúde". 

Os comentários estão desactivados.