Biden pede ao Congresso mais restrições na aquisição de armas de fogo

Este é um pedido antigo do Presidente, mas tem a forte oposição do Partido Republicano que surge em defesa do direito constitucional de posse de armas.

O Presidente dos EUA pediu ao Congresso para aprovar rapidamente um projeto de lei que imponha 21 anos como a idade legal para comprar uma espingarda de assalto, isto depois de uma nova onda de assassínios com recurso a armas de fogo, avança a agência Lusa.

“O flagelo da violência armada na América exige uma ação mais forte”, escreveu Joe Biden numa carta enviada ao Congresso, depois de sete pessoas terem sido mortas num tiroteio em Half Moon Bay, Califórnia, na segunda-feira, o segundo em dois dias apenas naquele Estado.

O Presidente norte-americano referiu dois projetos de lei que foram apresentados esta terça-feira no Congresso por três senadores do partido Democrata.

Uma das propostas pretende proibir por completo a comercialização de armas de assalto de "estilo militar"; a outra visa aumentar de 18 para 21 anos a idade legal para comprar uma arma de assalto normal nos Estados Unidos.

"Mais uma vez, peço às duas câmaras do Congresso que ajam rapidamente e enviem este projeto de lei de proibição de armas de assalto para o meu gabinete" para ratificação, sublinhou Joe Biden.

Este é um pedido antigo do Presidente que pede que seja restaurada nos Estados Unidos a proibição de armas de assalto, como aconteceu entre 1994 e 2004, mas tem a forte oposição do Partido Republicano, que surge em defesa do direito constitucional de posse de armas.

Desde o início do ano, o Partido Republicano controla a Câmara de Representantes, o que torna improvável uma proibição total.