Catalunha suspende workshop para crianças que falava sobre masturbação

A Generalitat explica que o workshop foi retirado para ser adaptado “ao novo marco regulatório estatal e às diretrizes do novo currículo da Educação Infantil”.

A Generalitat, o governo regional da Catalunha, travou um workshop, que fazia parte do programa de educação afetivo-sexual, para crianças entre os 3 e os 6 anos, que se debruçava sobre a exploração da masturbação.

Em vigor desde o ano letivo 2019-2020, o plano de educação afetivo-sexual 'Coeduca't', foi criado para "ajudar os centros educativos a promover e tornar visível a perspetiva de género, a coeducação e a educação sexual afetiva entre os alunos", vai sofrer alterações, e o workshop sobre masturbação foi retirado.

A ordem vem do governo regional da Catalunha, depois de uma campanha lançada pelo partido Vox contra a realização do workshop, à qual se juntou a exigência da sua extinção pelos Advogados Cristãos ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC).

A Generalitat explica que o workshop foi retirado para ser adaptado "ao novo marco regulatório estatal e às diretrizes do novo currículo da Educação Infantil”.

Núria Mora, responsável pela pasta no governo catalão, garantiu, em declarações à TV3, que "o programa 'Coeduca't' continua em pleno vigor e que o workshop foi retirado porque tem de se adaptar aos novos currículos" e "à nova estratégia nacional pelos direitos sociais e reprodutivos".

Entre os temas do programa denunciados pelos Advogados Cristãos está o workshop 'Sensações' que a Generalitat retirou, e que a entidade considerou "uma aberração". Também o Vox denunciou este workshop, bem como todo o programa, implantado em mais de mil centros educativos na Catalunha, considerando, citado pelo jornal espanhol ABC, que "promove a masturbação entre crianças de 3 anos, o consumo de pornografia entre crianças de 8 anos e sexo oral entre crianças de 12 anos".