Troço de estrada na Arrábida encerrado por risco de derrocada

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros “detetou um bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento”.

A Câmara de Setúbal determinou o encerramento, até 28 de fevereiro, de um troço da estrada da Arrábida, devido a um risco de derrocada de um bloco de rocha, entre as praias da Figueirinha e Galapos, anunciou esta quarta-feira a autarquia.

Em comunicado, a Câmara explica que o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros "detetou um bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento, localizado na serra da Arrábida, sobre a Rua Círio da Arrábida, logo após o terceiro túnel, a seguir à praia da Figueirinha".

"Face ao risco decorrente da circulação de viaturas e pessoas, e no âmbito da ativação do Plano de Emergência de Proteção Civil, em situação de alerta, a Câmara Municipal de Setúbal determina o encerramento do troço da Rua do Círio da Arrábida, a partir do túnel da praia da Figueirinha, sentido nascente/poente, e a partir da praia de Galapos, sentido poente/nascente", informa a autarquia.

De acordo com a Câmara de Setúbal, aquele troço de estrada estará encerrado até ao dia 28 de fevereiro, período de tempo que considera ser "suficiente para concluir os estudos referidos e tomar medidas de contenção e eliminação do risco, que consistirá no desmonte da rocha e recuperação da arriba, com posterior reposição dos sistemas de proteção e contenção".