Criminalidade aumentou face a 2021

Valores mantêm-se estáveis em relação a 2019

A criminalidade em Portugal aumentou no ano passado em relação a 2020 e 2021, especialmente devido aos confinamentos e à pandemia, mas mantém-se estável em relação a 2019. 

A informação foi avançada, esta quarta-feira, pelo ministro da Administração Interna, no Parlamento.

"No quadro de 2022, os indicadores que temos até agora mostram que mantemos os níveis da criminalidade geral equivalentes aos de 2019, naturalmente que aumentam em relação a 2020 e 2021, mas foram anos de pandemia e em grande parte do tempo estivemos em confinamento", referiu. 

José Luís Carneiro está a ser ouvido na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e adiantou que, em comparação com 2019, se registou uma redução, "embora pequena", da criminalidade violenta e a criminalidade geral mantém-se estável.

Apesar da redução da criminalidade violenta e grave, "a intensidade da violência" aumentou, como o uso de armas de fogo e de armas brancas.

Os indicadores da criminalidade de 2022 vão ser divulgados no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que tem de ser entregue na Assembleia da República até 31 de março.