Procurado pela Interpol fugido de hospital detido em Espanha

O suspeito agrediu violentamente, em 2015, dois lojistas, sob ameaça de arma de fogo, e amordaçou-os.

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha deteve, esta quarta-feira, em Múrcia, um dos fugitivos mais procurados pela Interpol. Segundo o diário espanhol ABC, o homem, que cumpria uma pena de cinco anos e seis meses num hospital psiquiátrico, conseguiu sair do local e fugiu para Espanha.

O suspeito agrediu violentamente, em 2015, dois lojistas, sob ameaça de arma de fogo, e amordaçou-os. Num dos assaltos que cometeu, uma pessoa morreu devido aos golpes deferidos pelo agora detido e os seus cúmplices.

A fuga deu-se em junho do ano passado, altura em que cumpria uma pena de prisão num hospital psiquiátrico depois de ser diagnosticado com transtornos mentais graves. O homem e um companheiro organizaram um plano de fuga, que foi bem sucedido através da abertura de um buraco na parede.

O cúmplice foi detido uma semana depois, mas o agora detido já tinha fugido para Espanha.

Desde essa altura que era um dos fugitivos mais procurados da Enfast e da Europol. As autoridades holandesas estavam a oferecer uma recompensa de 10 mil euros por qualquer pista relacionada com o fugitivo.

Em Espanha, a investigação recaiu desde o primeiro momento na província de Múrcia, uma vez que a rede de contactos do homem coincidia com vários municípios da região. Depois de cinco meses de investigação, acabou por ser detido num centro comercial da cidade.