Centenas de jovens ativistas marcham em Lisboa pelas alterações climáticas

Ativistas acusam as empresas petrolíferas de terem “lucros recorde” ao mesmo tempo que fazem aumentar o custo de vida das pessoas.

Centenas de jovens iniciaram por volta das 11h00 desta sexta-feira em Lisboa, uma marcha de protesto contra a inação do Governo em relação às alterações climáticas, gritando palavras de ordem como 'Mudar o sistema, não o clima', avança a agência Lusa.

Estudantes em várias cidades portuguesas manifestam-se para chamar à atenção para o aquecimento global e para a necessidade de serem tomadas ações para o travar. Estas são iniciativas que decorrem em todo o mundo e se inserem no movimento 'Fridays for Future', iniciado pela ativista Greta Thunberg.

Em Portugal, numa organização do movimento 'Greve Climática Estudantil', os jovens exigem o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e energia 100% renovável e acessível para todas as pessoas até 2025.

Os jovens, defensores do ambiente, têm cartazes com frases como 'Fim ao Gás', 'Fim ao Fóssil' e 'A nossa casa está a arder'.

Na frente da marcha, os jovens mostraram uma faixa com a frase "até 2025 acessível energia 100% renovável".

Dinis Costa, um dos ativistas na manifestação, acusou as empresas petrolíferas de terem "lucros recorde" ao mesmo tempo que fazem aumentar o custo de vida das pessoas.

"A inatividade do Governo está a levar-nos ao colapso. Para que haja o fim dos combustíveis fósseis até 2030 teremos de ser nós a pagá-los", disse o jovem, em declarações à Lusa.

Recordando as ocupações de escolas do ano passado, Dinis Costa reafirmou que a partir de 26 de abril vão voltar as ocupações de estabelecimentos de ensino e apelou a toda a sociedade para que se junte a esses protestos.