Estudantes de Medicina da Católica vão estagiar no Amadora-Sintra

Protocolo assinado hoje permite estágios a partir de setembro de 2024.

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa vão, a partir de setembro de 2024, poder realizar estágios clínicos no hospital Amadora-Sintra. 

Em comunicado, o hospital adianta o protocolo esta sexta-feira assinado prevê a "realização de ensino prático, tutorial e estágios clínicos curriculares aos estudantes do curso de Medicina".

A partir de setembro de 2024, os alunos do 4º poderão iniciar rotações clínicas, oito de cada vez, e a partir de setembro de 2025 os estudantes do 5.º ano, 10 de cada vez.

"Este protocolo assume uma grande importância", sublinha Joana Chêdas, presidente do Conselho de Administração, em comunicado. 

Para a responsável, o acordo permitirá "dar um forte contributo para a formação de futuros médicos", mas representa também um passo para que o Amadora-Sintra possa vir a constituir-se como um centro hospitalar universitário, agregado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra.

Já Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, diz que "é fundamental para um programa académico de uma faculdade de Medicina um eixo clínico de grande qualidade" e que o protocolo assinado com o Amadora-Sintra oferece essa garantia.