Estados Unidos dizem que é “hora” da Suécia entrar na NATO

Blinken acredita que é possível superar os bloqueios da Turquia e da Hungria, reiterando o apelo de Washington para que a Suécia possa entrar na Aliança Atlântica antes da cimeira de líderes da organização, agendada para os dias 11 e 12 de julho.

O Secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que "chegou a hora" de a Suécia entrar na NATO.

Blinken acredita que é possível superar os bloqueios da Turquia e da Hungria, reiterando o apelo de Washington para que a Suécia possa entrar na Aliança Atlântica antes da cimeira de líderes da organização, agendada para os dias 11 e 12 de julho.

"Pedimos à Turquia e à Hungria que ratifiquem esta adesão o mais rapidamente possível. Não há razão para demorar mais tempo", disse Blinken durante uma conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson.

"Não temos dúvidas de que pode ser assim. Deve ser assim e esperamos que seja assim", insistiu o secretário de Estado norte-americano.

Uma das formas para resolver este impasse é um acordo entre Washington e Ancara sobre a entrega de caças F-16 à Turquia.

"Esses são tópicos separados", explicou Blinken, apesar de ter reconhecido que o Presidente Biden, vinculou ambos os temas, durante uma conversa telefónica com Erdogan, na segunda-feira, após este ter sido reeleito Presidente da Turquia.

"Mas ambos são vitais, na nossa opinião, para a segurança europeia", disse Blinken.