Rushi Sunak diz que Ucrânia tem lugar na NATO

O primeiro-ministro britânico reforçou que a prioridade é “garantir que tem todo o apoio de que necessita para uma contra-ofensiva bem sucedida”. 

Rushi Sunak diz que Ucrânia tem lugar na NATO

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, defendeu que o "lugar legítimo" da Ucrânia é na NATO".

Estas afirmações foram feitas depois de participar na cimeira da Comunidade Política Europeia na Moldova, onde Sunak afirmou que concordava "com o Secretário-Geral da NATO [Jens Stoltenberg] que o lugar certo para a Ucrânia é a NATO", apesar de não revelar se existe um calendário específico para a eventual adesão de Kiev à Aliança Atlântica. 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta quinta-feira, esperar um "convite claro" para  a integração do seu país na NATO na cimeira agendada para os dias 11 e 12 de julho, em Vilnius, na Lituânia.

O primeiro-ministro britânico reforçou que a prioridade é "garantir que tem todo o apoio de que necessita para uma contra-ofensiva bem sucedida". 

"Temos de ter a certeza de que existem medidas de segurança para a Ucrânia a longo prazo, de modo a enviarmos um sinal muito forte a [presidente da Rússia] Vladimir Putin de que não vamos recuar, estamos aqui para ficar e vamos continuar a apoiar a Ucrânia, não apenas agora, mas durante anos no futuro", disse Sunak.