Os Estados Unidos afirmaram ter fornecido à Ucrânia tudo o que estes precisam para realizar uma contraofensiva contra a Rússia.
"Estamos muito confortáveis por termos respondido à necessidade da Ucrânia de realizar a sua contraofensiva, quando a quiserem iniciar", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
Kirby revelou que os Estados Unidos estão confiantes de que fizeram tudo o que foi possível para preparar a Ucrânia para a contraofensiva.
Segundo o porta-voz, este apoio não foi feito apenas ao fornecer armas, como sistemas de defesa antiaérea, mas também artilharia, blindagem, munições, mas também com treino.
"Trabalhamos muito nos últimos meses para garantir que a sua lista de fornecimentos esteja completa e que tenham o que precisam", acrescentou Kirby.
Este acrescentou que as defesas aéreas têm sido uma prioridade, devido à decisão do Presidente russo, Vladimir Putin, de usar 'drones' iranianos e mísseis de cruzeiro para atingir infraestruturas civis.