A embaixadora dos Estados Unidos na ONU anunciou novas sanções contra todos os envolvidos na deportação de crianças ucranianas.
"Hoje, os Estados Unidos impõem sanções a duas entidades e 11 indivíduos que terão facilitado a transferência forçada e a deportação de crianças ucranianas dos campos" de deslocados, revelou Linda Thomas-Greenfield, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, que coincidiu com o Dia da Independência da Ucrânia.
"A Rússia e os seus representantes capturaram crianças que fugiam à violência, forçaram crianças a abandonar escolas e orfanatos, e representantes locais enganaram ou coagiram pais a enviar os seus filhos para os chamados campos de verão e recusaram-se a devolvê-los", acrescentou a diplomata norte-americana, indicando a existência nesses campos de "lavagem cerebral" e mesmo de treinos militares.
Linda Thomas-Greenfield referiu ainda informações segundo as quais as autoridades bielorrussas ajudaram a transportar crianças ucranianas para campos na Bielorrússia.
"Os Estados Unidos não vão ficar em silêncio enquanto a Rússia comete tais crimes de guerra e crimes contra a humanidade", insistiu.