Esqui e snowboard em Espanha

O frio gélido faz-nos querer ficar em casa, quentinhos. Mas é pela neve que milhares de pessoas viajam para os vales de Tena e de Aragão, em busca das melhores estâncias de esqui e snowboard. Fomos experimentar

formigal, com 137 km de pistas, é a maior estância de esqui de espanha. panticosa está mais voltada para as famílias. candanchú e astún estão quase na fronteira com frança. bom local para fazer esqui e andar com raquetes de neve

no início de dezembro um tremendo nevão tapou de branco montanhas e estradas nos pirenéus. enquanto uns tentavam a custo manter uma vida normal, outros esfregavam as mãos de contentes. negócio garantido para as estâncias de esqui e diversão para os entusiastas da neve. dias depois, chuvadas fortes reduziram a zero a camada branca. como em tudo, há sempre maquinaria a postos e quando chegamos a formigal, os canhões não param de disparar neve artificial.

estamos acima dos 1.500 metros de altitude, pelo que as temperaturas descem abaixo dos zero graus, principalmente à noite. já o hotel, parece uma sauna. o despe/ veste é uma constante em regiões mais montanhosas, já que uma simples t-shirt é o suficiente dentro dos edifícios e os polares parecem sempre poucos do lado de fora.

com a ajuda dos canhões, a estância de formigal recupera rapidamente da chuva. todas as pistas estão abertas e, apesar de se ver em parte a cor natural da serra, o impacto do branco é grande e encanta quem não está habituado ao cenário. a estância do grupo aramon – empresa semi-pública que gere cinco estâncias em espanha – é a maior do país, com 137 km de pistas espalhadas por quatro vales. a dimensão é tal que está dividida em quatro secções independentes (sextas, sarrios, annayet e portalet). cada uma tem as suas salas de refeições, aluguer de equipamento ou telecadeiras – uma delas capaz de levar oito pessoas – para transportar os esquiadores montanha acima.

com o tamanho, surge a responsabilidade de entreter milhares de pessoas todos os dias. além das aulas de esqui ou snowboard, há restaurantes para todo o tipo de bolsas e um bar-discoteca aprés-ski, para entreter a partir das 17h, hora a que as pistas fecham. há ainda um jantar ‘radical’ – o restaurante fica num dos topos e desce-se de trenó, no final, até à base.

panticosa, a 15 km, nada tem a ver com formigal. tem apenas 35 km de pistas e está mais vocacionada para as famílias. é por essa razão que o posto-médico é melhor que o da vila e tem ainda o único teleférico fechado dos pirinéus. sobe dos 1.150 aos 1.900 em escassos minutos e está aberto também no verão, já que a vista é avassaladora.

apesar da menor dimensão, panticosa tem escola de esqui e pistas com todos os tipos de dificuldade, segundo a ordem universal: verdes, azuis, vermelhas e pretas.

a comida na região de aragão surpreende, já que tanto se encontram as tradicionais tapas, como restaurantes que servem pratos serranos, pesados, e muita variedade de caça. rebolamos para o quarto hiper-aquecido antes de enfrentar os 13.º c negativos do dia seguinte.

estamos já no vale de aragão, onde conhecemos duas outras estâncias: astún e candanchú, na fronteira com os pirenéus franceses. são privadas, pertença de diferentes sociedades, mas têm uma parceria que ajuda a convencer os esquiadores. o forfait, ingresso de acesso às pistas, vale para ambas, pelo que na prática têm disponíveis 93 trilhos numa área de 80 km. por outro lado, a proximidade leva a que a vila de candanchú, em torno da pista com o mesmo nome, seja suficiente para albergar quem quer frequentar astún, que tem apenas um hotel integrado na estância.

em astún temos uma aula de esqui. joni, o professor, explica que a moda do snowboard já está a passar: «é difícil ao princípio, mas depois torna-se demasiado fácil. as pessoas procuram desafios maiores» . o free-style ski, que permite manobras e saltos, é a nova sensação. mas precisaríamos de muitas aulas para conseguir dominar esquis e bastões e damos razão a joni quando nos diz que «a melhor parte de fazer esqui é tirar as botas».

em candanchú optamos por uma actividade diferente, caminhar com raquetes de neve. fizemos um percurso curto, mas deu para perceber que o contacto com a natureza justifica a velocidade lenta com que nos deslocamos. tivemos ainda a sorte de ter como guia um dos maiores nomes ‘da montanha’ em espanha, fernando garrido. o alpinista, da empresa aragón aventura, detém há 25 anos o recorde de tempo a 7.000 metros de altitude. esteve dois meses sozinho no topo do monte aconcágua, na argentina.

quando não há neve, ou então quando uma tempestade encerra as pistas – com ventos acima de 60 km/ h as telecadeiras, por lei, têm de parar -, há outras coisas para ver na região. jaca, a principal cidade dos pirenéus aragoneses, é o nosso destino. no castelo de são pedro, forte construído no século xvi, podemos ver o museu de miniaturas militares, com encenações de batalhas de várias épocas e de todo o mundo, além de visitar a cidadela, cujo brasão ostenta as armas portuguesas, herança de filipe ii.

na catedral, quase em frente, do século xi, o museu diocesano tem uma das maiores colecções de arte do período românico de espanha, incluindo frescos retirados de várias igrejas da região.

tempo ainda para beber uma cerveja e comer umas tapas nas ruelas seculares antes de visitar o estranho mosteiro de san juan de la peña. fica a alguns quilómetros de jaca, em parte protegido por uma imensa parede de rocha inclinada da montanha. pelo frio gélido que se faz sentir estranhamos como monges descalços poderiam aqui viver.

contam-nos que «a maioria morria de reumatismo ou de outros problemas de ossos». a verdade é que foi um dos mais importantes de espanha na idade média e ali estão enterrados os primeiros reis de aragão. o caminho francês para santiago de compostela, que entra em espanha perto de candanchú, passa também por aqui. bom local para terminar a nossa peregrinação.

emanuel.costa@sol.pt

onde ficar

hotel aragon hills

rua san sebastián

formigal – huesca

www.aragonhills.com

tel. (0034) 974 490 292

hotel edelweiss

estación candanchú – huesca

www.edelweisscandanchu.com

tel. (0034) 974 373 200

onde comer

restaurante morlans

panticosa – huesca

gran hotel oroel

av. de frança – jaca

restaurante reno

villanua – jaca – huesca