Braga: Estátua do Cónego Melo não será removida

A estátua do Cónego Melo já não será removida da Rotunda do Cemitério de Braga, por decisão maioritária da Câmara de Braga, que esta manhã rejeitou a proposta da CDU.

o executivo da câmara municipal de braga rejeitou esta manhã uma proposta da cdu no sentido de remover a estátua do cónego melo, da rotunda do cemitério de braga, já que apenas dois vereadores – entre onze eleitos – votaram no sentido de retirar a estátua.

seis vereadores manifestaram-se hoje em favor daquela estátua: os quatro eleitos do partido socialista e os dois vereadores do cds/pp. houve três abstenções e dois votos contra a manutenção da polémica estátua.

o novo presidente da câmara de braga – ricardo rio – absteve-se, tendo sido seguido no mesmo sentido pelo vice-presidente, firmino marques, assim como pela vereadora sameiro araújo, da maioria. os dois vereadores do cds, altino bessa e lídia dias, votaram contra a moção, manifestando-se a favor da estátua ao famoso vigário-geral da arquidiocese de braga, falecido no ano de 2008, em fátima.

o partido socialista votou em bloco contra a remoção de estátua, mas para isso teve que ser substituída a vereadora independente luísa cruz, professora do ensino secundário e que se previa pudesse votar a favor da retirada da estátua do cónego eduardo de melo peixoto. luísa cruz foi substituída por outro candidato a vereador do ps, carlos dias, também um professor do ensino secundário, que é ainda treinador da equipa feminina de voleibol do sporting clube de braga. além de carlos dias votaram contra a proposta da cdu, todos os outros três vereadores do partido socialista: vítor de sousa, hugo pires e palmira maciel. estes três vereadores do ps já tinham aprovado, em maio, a cedência de um local público, no caso a rotunda do cemitério, para a colocação da estátua, sob a presidência de mesquita machado, que não concorreu por atingir o limite dos mandatos.

votaram a favor da remoção da estátua, para além do seu proponente, o único vereador da cdu, carlos almeida, o vereador miguel bandeira, eleito na lista vencedora, juntos por braga (psd/cds-pp/ppm). miguel bandeira, sem filiação partidária, já presidiu à aspa (associação para a defesa, o estudo e a divulgação do património cultural e natural) de braga e é o vereador com os pelouros da regeneração urbana, património, ligação à universidade, planeamento, ordenamento e urbanismo, na câmara de braga.

os responsáveis pelas três bancadas no executivo – psd/cds-pp/ppm, ps e cdu – ricardo rio, vítor de sousa e carlos almeida, respectivamente, estão agora a dar conta das razões do sentido de voto, através de conferências de imprensa na câmara de braga.

online@sol.pt