Com esta obra que custou mais de 750 milhões de dólares cumpre-se a ambição africana de ligar por terra o Cairo à Cidade do Cabo.
O último jogo de Litos em Moçambique será frente a outro português, Vítor Pontes, e terá lugar este final de semana.
As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) tomaram de assalto ontem a base da Renamo em Satungira, província de Sofala, onde Afonso Dhlakama se encontrava aquartelado há cerca de um ano. O líder da Renamo abandonou a base e neste momento encontra-se em parte não revelada.
Um português de 70 anos foi morto com um ferro, na madrugada de quinta para sexta-feira, quando tentava impedir um ladrão de roubar aves em sua casa, perto de Maputo. Os vizinhos lamentam a morte macabra do ‘velho Cunha’ – como era conhecido – e dizem que o seu desaparecimento representa uma grande perda para…
Em Chókwè, na província de Gaza, sul de Moçambique, os habitantes tentam o regresso à normalidade, numa cidade atolada em detritos, lixo urbano, águas estagnadas. Milhares de moçambicanos continuam sem tecto, abrigados em centros de acolhimento onde as condições são precárias.
No centro de acolhimento de Chiaquelane, lugar onde as vítimas das inundações na cidade de Chókwè estão concentradas, o cenário é dramático. A imagem de desespero é visível – não há água, alimentos, latrinas, tendas ou redes mosquiteiras em quantidade suficiente. As pessoas vivem sob as árvores, algumas sem nada para comer nem para se…