Os 27 líderes dos países da União Europeia (EU) deram um passo em frente na implementação de um mecanismo único de supervisão bancária (MUS). Contudo, as decisões tomadas no Conselho Europeu que hoje terminou adiam a entrada em vigor deste mecanismo para meados de 2013 e deixam de fora medidas como a taxa sobre transacções…
Num momento em que Portugal está em recessão económica, o Brasil destaca-se a nível mundial pelo crescimento. Para Mário Vilalva há «sentido de urgência» na cooperação entre os dois países, que estão a alterar «o paradigma» da sua relação. E pede mais democracia política internacional, para ajudar a evitar crises no futuro.
A segunda fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, no valor de 78 milhões de euros, vai avançar, revelou o presidente da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), Carlos Vasconcelos. «Está tudo encaminhado para a empreitada começar a ser executada», garantiu ao SOL em Agosto.
Intersindical vai convocar paralisação nos próximos dois meses e quer entendimento com a UGT. Protestos sobem de tom.
O pedido de reequilíbrios financeiros por parte dos privados à Estradas de Portugal (EP) nas sete subconcessões rodoviárias lançadas pelo anterior Executivo é considerado muito provável pela empresa pública.
Atransferência da manutenção e operação das subconcessões rodoviárias dos privados para a Estradas de Portugal (EP) fica 43% mais cara ao Estado, de acordo com os estudos de viabilidade efectuados pela empresa em 2008, quando foram lançados os concursos.
A luta pela liderança no horário nobre da televisão, entre as 20 horas e a meia-noite, está a ganhar um novo fôlego. Após dez anos de domínio total da TVI, a SIC está a conseguir captar mais telespectadores na primeira telenovela da noite, que se inicia às 21h30 em ambos os canais.
Governo garante que título de transportes criado para compensar classes mais desfavorecidas pelo aumento do preço das viagens não acaba em 2014, tal como previsto.
Naquela planície de Abrantes, os mais de mil milhões de euros investidos na produção de energia fotovoltaica preenchem o horizonte. Milhares de painéis solares produzem energia limpa que reduz o défice externo do país e dá emprego a 1.800 pessoas. Centenas de fornecedores ganham novos contratos e a região floresce. A descrição do maior investimento…
São cada vez mais os contentores transportados pela MSC nos portos de Sines e de Leixões. O armador suíço espera aumentar a sua actividade «em mais de 10%» em Portugal, refere o responsável no país, Carlos Vasconcelos, em entrevista ao SOL.
O número de clientes de televisão paga disparou 10% nos últimos doze meses. No final de Junho passado existiam 3.037.460 casas com contratos com um fornecedor de TV paga, enquanto no final do primeiro semestre de 2011 eram apenas 2.761.620, segundo os dados oficiais da Portugal Telecom, Zon, Cabovisão e Optimus.
Na quarta-feira, dia 15 de Agosto, os transportes públicos vão parar um pouco por todo o país. Dos comboios ao metropolitano, passando pelos autocarros, a greve dos trabalhadores do sector vai afectar de forma intensa a regularidade das composições no feriado.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram suspender a greve prevista para amanhã. Ao contrário do previsto, os trabalhadores da empresa pública decidiram, em plenário realizado hoje de manhã, suspender o protesto entre as 8h e as 24h.
Em média, um comboio por dia não circula em Portugal devido a problemas técnicos. Trabalhadores acusam a CP de cortes na manutenção e na renovação da frota, mas a empresa ferroviária garante a segurança total.
RTP, SIC e TVI sem dinheiro para pagar 300 mil euros pela transmissão de cada jogo do campeonato.
As dúvidas sobre a nova lei das rendas, esclarecidas por Rita Borges, advogada da Miranda.
O Governo ainda não sabe a dimensão da ‘bomba social’ que pode explodir-lhe nas mãos quando os inquilinos mais pobres forem despejados das suas habitações no âmbito da nova Lei das Rendas – revisão do regime jurídico do arrendamento urbano –, promulgada na semana passada pelo Presidente da República. O Executivo promete apoiar quem não…
Um dos trunfos que o Governo tem para apresentar no périplo (road-show) que vai realizar este ano pela Europa para atrair investidores estrangeiros interessados na venda da RTP é o facto de os custos operacionais da empresa pública serem os mais baixos de todos os operadores de serviço público europeus.
Investigador do Centro de Estudos Sociais, José Maria Castro Caldas considera que política actual não está a funcionar e que o peso dos juros da dívida põe em causa a «sustentabilidade da sociedade».