Avatar de Catarina Guerreiro

Graça Rosendo


  • Opus Dei cresce na hierarquia da Igreja

    Nomeação do novo bispo auxiliar do Porto, que pertence à Opus Dei, apanhou de surpresa outros bispos


  • Tratamento da tuberculose em risco

    Os serviços do Ministério da Saúde que acompanham os doentes com tuberculose deixaram de ter disponível um dos medicamentos que faz parte do tratamento desta doença.


  • António Capucho rejeitou ser vice de Nobre

    António Capucho recusou o convite de Pedro Passos Coelho para ser candidato a vice-presidente da Assembleia da República, abaixo de Fernando Nobre. Numa carta que, na semana passada, enviou aos responsáveis do PSD de Cascais e da autarquia, Capucho revela as razões da sua recusa em integrar as listas de candidatos do PSD.


  • Erros médicos levam doentes a exigir 26 milhões

    A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) descobriu, através do levantamento das acções judiciais interpostas pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que dois terços dos serviços públicos foram alvo de queixas em tribunal, durante o ano de 2010. No total dessas acções judiciais, são exigidas indemnizações de cerca de 26 milhões de euros.



  • Doentes exigem 26 milhões ao SNS

    A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) descobriu, através do levantamento das acções judiciais interpostas pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que dois terços dos serviços públicos foram alvo de queixas em tribunal, durante o ano de 2010. No total dessas acções judiciais, são exigidas indemnizações de cerca de 26 milhões de euros.


  • CTT não abdicam de camarotes nos estádios

    Finanças ordenaram cortes nas despesas, mas os CTT não rescindiram o aluguer de camarotes no Benfica, FC Porto e Sporting


  • Belém vai travar suspensão da avaliação dos professores

    O diploma que revogou a avaliação dos professores – e que foi aprovado no Parlamento, na semana passada, por toda a oposição – não vai ter qualquer efeito prático nos próximos meses.


  • EP gasta 100 mil euros em cerimónia de inauguração da CRIL

    A empresa Estradas de Portugal (EP) está a preparar a realização de uma cerimónia de inauguração da CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa) que pode custar quase cem mil mil euros, incluindo IVA. A EP, em declarações ao SOL a este propósito, garante que a referida despesa «será realizada com rigor e sobriedade».



  • Saúde compra equipamento em excesso

    O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa desautorizou instruções da tutela e lançou, esta semana, um concurso público internacional para a instalação de um ciclotrão – um equipamento de ponta que produz fármacos radioactivos, usados em exames de diagnóstico do cancro, e cujo licenciamento é obrigatoriamente público.


  • Listeriose leva a encerramento de fábrica

    A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) solicitou, esta semana, a intervenção do Ministério Público (MP) para proceder ao encerramento da fábrica que esteve na origem do surto de listeriose, detectado pelas autoridades de Saúde no Verão passado.


  • Estado não pagou a fornecedores da Cimeira da NATO em Lisboa

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ainda não pagou aos fornecedores e prestadores de serviços contratados para a Cimeira da Nato, que se realizou em Lisboa, em Novembro passado.


  • PSD ‘repesca’ apoiantes de Isaltino Morais

    Alguns dos militantes do PSD, expulsos em 2006 por terem apoiado a candidatura independente de Isaltino Morais à Câmara Municipal de Oeiras, foram reintegrados no partido.



  • Consumo de combustíveis deverá cair 5% – Presidente da BP

    Os consumidores têm de se convencer de que «o tempo da energia barata acabou», alerta o presidente da BP Portugal em entrevista ao SOL, frisando que «o preço dos combustíveis não deverá voltar a baixar de 1 euro por litro». Mas Francisco Vieira também não antecipa «grandes subidas nos próximos tempos».


  • Ana Jorge dá razão a Cavaco

    A Ministra da Saúde, Ana Jorge, seguiu à risca as recomendações do Presidente da República e vai avançar, como anunciou esta semana, com a regulamentação de um diploma que o Governo aprovara em Outubro de 2010, para tornar obrigatória a prescrição electrónica dos medicamentos.


  • Médica e enfermeira envolvidas no caso do ‘falso’ clínico

    A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) abriu um processo disciplinar a uma médica de um centro de saúde da Grande Lisboa, depois de ter descoberto que ela era cúmplice do ‘falso’ médico, detido na semana passada pela Polícia Judiciária. Uma enfermeira está também já a ser investigada por estar relacionada com o mesmo caso.


  • Administradores em auto-gestão

    Os administradores das duas entidades do Ministério da Economia que gerem os programas de apoio às pequenas e médias empresas e lidam com muitos milhões de euros – a Inovcapital e a PME Investimentos – estão em gestão desde o final de 2009, não tendo, até agora, havido qualquer iniciativa por parte da tutela para…



  • Governo usa IAPMEI e AICEP para dar ‘ajudas políticas’ a empresas inviáveis

    Entre as milhares de empresas portuguesas que beneficiam dos incentivos do Governo à economia, há muitos apoios que caem em ‘saco roto’. São milhões de euros injectados pelo Estado que não têm retorno.


  • Jovens alemães ‘clandestinos’ em Portugal

    Nos últimos anos, centenas de jovens problemáticos foram mandados para Portugal sem as autoridades saberem. O MP fez um inquérito e encontrou casos bons e outros de grave negligência.


  • CTT acusam Mercedes de falsificar selos

    Os CTT apresentaram uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa contra a Mercedes-Benz Portugal, por alegada falsificação de selos – «uma falsificação de valores, semelhante à falsificação de acções, cheques ou de moeda e que constitui um crime», disse ao SOL fonte oficial dos CTT.