Portugal tem das maiores Zonas Económicas Exclusivas no Mundo, com uma área de mar 18 vezes superior ao seu território continental. Contudo é unânime que tem sido mal explorada. Face à queda da indústria da pesca, surgem diversas alternativas para obtermos um melhor aproveitamento deste território repleto de potencial.
Apesar da esclerose lateral amiotrófica, e desafiando todas as probabilidades, Stephen Hawking ajudou-nos a compreender melhor o universo. Paulo Moniz, que o teve como mentor em Cambridge, fala-nos sobre os maiores contributos do astrofísico para a ciência.
Em 2018 a Apple tornou-se a primeira empresa no mundo a atingir um valor de mercado de um ‘trilião’ de dólares, no entanto muitos relembram o que a marca costumava representar.
Na corrida pela inteligência artificial assistimos a um debate de prós e contras. Apesar dos alertas do astrofísico Stephen Hawking, muitos especialistas encaram o futuro com otismismo.
Entre os Acordos de Paris e a Lei Europeia do Clima, a realidade internacional debate-se com graves problemas. O transporte aéreo pode vir a ser dos setores que vai sofrer mais alterações.
Tal como Cunhal escolheu Carvalhas, desta vez foi Jerónimo quem apontou o nome de Raimundo. Para surpresa de muitos, fora e dentro do partido. Incluindo no Comité Central.
Ao fim de quase duas décadas, o percurso de Jerónimo de Sousa como secretário-geral do Partido Comunista Português está perto do fim. O homem que começou a carreira como operário metalúrgico, assume a necessidade de ‘novos protagonistas e construtores do partido’.
Portugal enfrenta uma das mais severas crises habitacionais. Com o m2 a atingir valores recorde, as medidas de reabilitação urbana, como o IFRRU 2020, aparentam não ser suficientes.
A abertura da nova residência na antiga sede do Ministério da Educação está prevista para 2025. Mas as obras ainda nem sequer estão autorizadas.
A instituição financeira enfrenta um dos maiores obstáculos financeiros na última década. Ações afundam, risco dispara, enquanto tenta dar a volta aos prejuízos. Mas o banco acena com redução de custos e venda de ativos.