Avatar de Maria Castela

Maria Castela


  • Maioria absoluta: O desafio do primeiro ano

    Cavaco Silva, José Sócrates e António Costa são os únicos três políticos da democracia portuguesa que, num sistema eleitoral feito para tornar quase impossíveis as maiorias absolutas de um só partido, conseguiram alcançar essa meta. Para Cavaco e Sócrates, os primeiros 12 meses de Governo foram cruciais para marcar o ritmo. Para António Costa, nem…

    Maioria absoluta: O desafio do primeiro ano

  • As obras coercivas do Caldas

    A histórica sede nacional do CDS, no Largo do Caldas, é um dos raros exemplos de obras coercivas realizadas pela Câmara de Lisboa num edifício privado – o senhorio é o Patriarcado de Lisboa. Ainda hoje, o arrendatário está a pagar a renda à CML, por conta das obras realizadas no tempo de Santana Lopes.

    As obras coercivas do Caldas

  • Alta tensão entre Belém e São Bento

    Nos últimos sete anos, as relações entre Belém e S. Bento nunca estiveram tão tensas. O pacote da Habitação, que Marcelo e Cavaco arrasaram, culmina um ano de Governo de maioria absoluta sem estado de graça. E António Costa está cada vez mais isolado no próprio PS.  

    Alta tensão entre Belém e São Bento

  • Contestação. Todos querem a “rua”

    Há um vazio na luta dos trabalhadores e todos os partidos políticos querem ocupá-lo. Já não são só os dirigentes do PCP e do BE que marcam presença nas ruas. Até o insuspeito Nuno Melo apareceu recentemente numa manifestação de professores.

    Contestação. Todos querem a “rua”

  • Novas formas de luta, mas a luta é a mesma e continua

    Estarão os sindicatos tradicionais a perder terreno face a novos protagonistas? Aquilo a que assistimos é antes um rejuvenescimento da atividade sindical, acreditam especialista ouvidos pelo i.

    Novas formas de luta, mas a luta é a mesma e continua

  • Passos Coelho, candidato às europeias?

    A ideia não agrada a todos no PSD. Miguel Relvas, por exemplo, afasta liminarmente a hipótese: o regresso de Passos Coelho deverá ser nas presidenciais de 2026 e o seu papel na política não é ‘servir de lebre a Montenegro’.

    Passos Coelho, candidato às europeias?

  • Concordata com revisão à vista

    O PAN apresentou um projeto na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais.

    Concordata com revisão à vista