Avatar de Maria Francisca Seabra

Maria Francisca Seabra


  • Crise arrasa media gregos

    São mais de mil os jornalistas que perderam o emprego na Grécia, só este ano. “Nos últimos seis meses ficaram desempregados 1.237 membros da união grega dos sindicatos dos jornalistas. Mas este número não contabiliza os profissionais que não são sindicalizados, o pessoal técnico e outro tipo de recursos humanos do sector da comunicação”, explica…


  • Enquanto os filhos dormem

    O tema andava a ser evitado. Mas um dia, um dos membros do grupo Mães, do Facebook, arriscou e falou de sexualidade após o parto. “Foi um sucesso”, conta Filipa Fleming Valle Teixeira, 32 anos, fundadora do grupo sobre maternidade mais famoso da rede social. Os comentários começaram a surgir no monitor e levaram muitas…


  • Mais queixas na TDT

    Só este ano, a DECO já recebeu mais de 3.300 reclamações sobre a TDT. O número é muito superior ao verificado desde o início do processo – em Janeiro de 2011 – até ao final de 2012, momento em que a associação de defesa do consumidor tinha recebido um total de 2.225 queixas.


  • Obesidade: Recuperar a graça de outros tempos

    Conhecer as verdadeiras razões das angústias dos obesos. E depois procurar resolvê-las «sem que a comida funcione como calmante». A psicóloga clínica Maria João Sousa e Brito criou o site K.O. Obesidade para ajudar quem já sabe que o açúcar engorda, mas precisa de crescer antes de perder peso.


  • No conforto da cama

    Os portugueses estão a dormir menos. Prolongam o trabalho e o divertimento até horas tardias. Com consequências: aumenta o risco de sofrerem um AVC. «Não é possível cortar com as horas de sono sem pagar por isso», avisa o neurologista Victor Oliveira.


  • Uma nova farmácia em casa

    É o regresso do óleo de fígado de bacalhau à farmácia caseira. Segundo Sofia Loureiro, autora do livro Guia de Remédios Naturais para Crianças (ed. Nascente), este é um dos suplementos alimentares a ser tomado pelas crianças, para aumentar as suas defesas. «Muitos dos saberes dos nossos avós estavam certos. Aliás, muitos estudos de fitoterapia…


  • João Miguel Tavares: ‘Entrei no mundo das letras pela BD’

    Quando pensa num livro, pensa ao mesmo tempo nas ilustrações. «Sempre me chamaram a atenção os desenhos», diz o autor de Uma Baleia no Quarto, um livro com momentos de suspense. Para crianças


  • A televisão é o meu habitat natural

    Teve «uma sorte inacreditável», que a levou a entrevistar Sá Carneiro e Benazir Bhutto. Mas diz que a «coisa mais revolucionária» que fez na RTP foram as telenovelas. Lamenta a forma como deixou a estação, mas mantém a relação de sempre com o ecrã.


  • Anabela Neves: ‘Há grande tensão no Parlamento’

    A sua estratégia para as perguntas é ser directa e «não andar ali com ‘rodriguinhos’». Zanga-se com a repetição dos ciclos de crise e diz que o momento é tão dramático que o jogo político perdeu o seu lado «encantador». Anabela Neves licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa, e entrou para a…


  • José Carlos Castro: ‘Ainda fico com stresse’

    José Carlos Castro tem dificuldade em encontrar jovens pivôs, porque não têm a qualidade dos mais velhos. No seu caso, as vantagens são ter boa voz e ser calmo, mas ainda sente a pulsação aumentar em noites de eleições. Responsável pela CM TV, diz que o ‘cabo’ vai «matar» a televisão tradicional.


  • Camilo Lourenço: ‘Se houver eleições emigro’

    Trabalhou no campo e nas obras, e diz que isso o levou a ter «muito cuidado com a despesa». Ouvido na rádio por taxistas e empresários, aconselha-os a poupar. Aos políticos lembra que «estão ali para servir» os portugueses.


  • Setembro é o mês de todos os canais

    Mesmo nos canais cujas audiências não são medidas oficialmente, por estarem abaixo dos 50 preferidos dos portugueses, há estreias a marcar o final do Verão. A Benfica TV alterou a grelha mais cedo, devido à 1.ª Liga, mas é o Brasileirão que se destaca nas apostas recentes do canal.


  • Cristina Ferreira: ‘Quero ficar na história’

    Só tem aquela atitude «espalhafatosa» no ar porque a contracena com Manuel Luís Goucha o permite. Na liderança das manhãs, procura reinventar-se todos os dias, para não cair nas audiências. Sempre no «limite da descontracção».


  • Joana Cruz: ‘As audiências não me assombram’

    O registo da rádio é o mais parecido com o do dia-a-dia, apesar de também ter sempre «aquele venenozinho» que a caracteriza em televisão. Quando estava na Mega FM, falava três oitavas acima. Teve de mudar: «Era ridículo».


  • Downtown Abbey estreia no Outono

    Série foi a mais vista no Fox Life. Canal por subscrição estreia terceira temporada, logo depois dos britânicos e meses antes de Downton Abbey chegar aos Estados Unidos.


  • 50 anos de chinelos à base de borracha

    Dizem que há um «caso de amor» entre os consumidores portugueses e a marca Havaianas. Isto porque Portugal é o país da Europa «com maior número destes chinelos per capita», conta ao SOL fonte oficial da marca. No total, pensa-se que cada português terá em média quatro pares de Havaianas, muito mais do dobro de…


  • Entrevista à autora: ‘Tudo começou com uma denúncia’

    Jornalista diz que o livro não condena ninguém. «Ajuda a perceber os contornos de um caso mediático».


  • Relatório final mantém falhas da GfK

    O relatório final de análise ao sistema de medição de audiências da GfK confirma todas as falhas detectadas no documento preliminar da auditoria realizada pela PricewaterhouseCoopers a pedido da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios).


  • ‘É-me muito fácil trabalhar’

    A apresentar, acompanhada, um programa em estúdio, Leonor Poeiras teve de aprender a praticar o silêncio: «A dar espaço ao outro». Acredita que a descontracção é o seu maior trunfo, mesmo quando falha em directo na televisão.