Dos poucos mais de 30% dos catalães que participaram ontem na consulta popular sobre a independência da Catalunha, quase 81% (80,72%, mais de 1,6 milhões de pessoas) votou “sim” a favor da separação de Espanha.
Com o Parlamento em chamas, familiares atacados e uma estátua sua derrubada na capital Uagadugu – foi assim que chegou ao fim o reinado de 27 anos de Blaise Compaoré no Burquina Faso, a primeira vítima subsariana de uma revolução popular inspirada nas manifestações que há três anos sacudiram o Norte do continente.
Volodymyr Borysenko, candidato a deputado pela Frente Popular do actual primeiro-ministro Aseny Yatseniuk, foi esta terça-feira atacado à saída da sua residência nos arredores da capital ucraniana, Kiev.
“Estamos de volta”, informa o site do Europa da Liberdade e da Democracia Directa (EFDD), grupo de eurocépticos no Parlamento Europeu que na sequência do abandono de uma deputada letã, na semana passada, deixara de preencher os requisitos necessários para receber os fundos, cargos e ‘tempo de antena’ reservados aos grupos políticos em Bruxelas.
O britânico Nigel Farage, líder do Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP na sigla inglesa), ficou hoje sem grupo parlamentar em Bruxelas, depois da renúncia da deputada letã, Iveta Grigule, ter deixado o grupo Europa da Liberdade e da Democracia Directa (EFDD) sem o mínimo exigido de sete Estados-membros representados.
É quase certo que Portugal vai ter de anunciar uma mulher como comissária europeia. Jean-Claude Juncker deixou claro que a sua Comissão não poderá ter menos mulheres do que a de Barroso, que tinha nove. Ora, com 14 países a anteciparem-se e a anunciar nomes de homens para o lugar, Portugal está entre os nove…
Com os votos contra de Itália e Hungria, o Conselho Europeu acabou de aprovar em Bruxelas a escolha de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia. A escolha do sucessor de Durão Barroso foi confirmada na conta oficial de Twitter do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.
É a segunda vez que o médio do Sp. Braga é chamado ‘de urgência’
Hollande corta em 30% rendimentos dos representantes do Governo. O Facebook fez a maior entrada de sempre de uma empresa tecnológica em bolsa. A ONU afirma possuir provas de que Coreia do Norte vende armas à Síria. A actualidade internacional em revista.
Com o título entregue e as posições europeias atribuídas, a última jornada da 1.ª Liga tem os focos virados para a luta pela manutenção. Académica e Feirense tentam evitar a descida, que este ano ainda pode ser salva numa ‘liguilha’ que será decidida entre Liga e Federação na terça-feira.
Angela Merkel está de «braços abertos» à espera do seu novo ‘número dois’ na liderança europeia: no próximo dia 15 o Palácio do Eliseu voltará a ter um inquilino socialista, 17 anos depois da saída de François Mitterrand. O François, desta vez, será Hollande, o homem que fez com que Nicolas Sarkozy se tornasse o…
Bloco regional decide enviar tropas para Bissau. Mais de metade dos jovens espanhóis estão desempregados. Activista chinês escapa a prisão domiciliária. A actualidade internacional em revista.
Afinal, Bo Xilai foi afastado porque espiava os seus colegas da elite política chinesa. Berlusconi é acusado de pagar à Casa Nostra pela sua protecção. Charles Taylor condenado por crimes contra humanidade na Serra Leoa. A actualidade internacional em revista.
Sudão ameaça o novo vizinho do Sul. União Europeia e EUA partilham dados pessoais de passageiros aéreos. Famílias hondurenhas ocupam terras agrícolas. A actualidade internacional em revista.
Aung San Suu Kyi sairá da Birmânia pela primeira vez desde 1989. Romney empata com Obama nas sondagens. Patrão da Microsoft será PM no Mali. A actualidade internacional em revista.
Espanha ameaça retaliar após nacionalização de petrolífera argentina que pertencia à Repsol. China junta-se às críticas à Coreia do Norte. Breivik diz que faria tudo outra vez. A actualidade internacional em revista.
A data nunca foi para grandes festejos: a 6 de Fevereiro de 1962, a princesa Isabel passeava com o seu marido Filipe num parque natural do Quénia quando lhe foi comunicada a inesperada morte do seu pai, Jorge VI. Aos 25 anos, Isabel era chamada a uma função que, ao contrário de muitos familiares antepassados,…