As negociações do plano de resgate da dívida da Madeira arrancam já na segunda-feira e vão ter como protagonistas Alberto João Jardim e o próprio ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
Quase duas semanas após a vitória nas eleições regionais, Alberto João Jardim está a inquietar os madeirenses com um arrastado e insólito silêncio e deslocações seguidas a Bruxelas e Estrasburgo.
Conhecidos os resultados eleitorais, o clima na Madeira é de grande expectativa em torno do plano de austeridade para o resgate financeiro e a equipa governativa que Jardim vai escolher para enfrentar o maior aperto dos 36 anos de governação do PSD.
Durante anos, a sua profissão foi o jornalismo. Mas aquela que era uma cara conhecida da RTP Madeira saltou do ecrã para a política há mais de uma década. Simpático e moderado nas intervenções, capitalizou o poder de comunicação que a TV lhe deu e fez crescer o CDS na Madeira. A amizade com Paulo…
Depois de Jardim, o partido de José Manuel Rodrigues foi o grande vencedor das eleições na Madeira. Num resultado histórico, afasta o PS da segunda posição e arrebata 17, 6%, alargando o grupo parlamentar de 2 para 9 deputados. Confirma-se assim as previsões eleitorais do partido ao SOL, durante a campanha eleitoral, que lhe confiavam…
José Manuel Coelho foi a surpresa dos partidos pequenos nestes resultados eleitorais ao conquistar o quarto lugar. Já se comenta pela cidade que saíu o jackpot ao PTP pela mão de Coelho ao eleger três deputados, incluindo José Manuel Rocha e a filha, Raquel Coelho.
Foi um Jardim atrapalhado a ler um discurso sem óculos que reagiu ao facto de segurar a maioria absoluta, mas com uma quebra significativa no número de votantes. Longe do clima eufórico de outras noites eleitorais,considera que «atingiu o objectivo» e avisa o número dois na votação eleitoral, o CDS-PP, que vai governar sem qualquer…
No apuramento final dos resultados eleitorais, se parece incontestável a maioria do PSD na Calheta e São Vicente, também está a merecer destaque a ascensão de José Manuel Coelho, o que está a gerar grande surpresa nestas eleições.
Contadas as 54 freguesias, os resultados eleitorais finais são surpreendentes na Madeira ao nível da esquerda com a ascensão meteórica do CDS, que conquista o segundo lugar, com 16,2% e José Manuel Coelho que arrebata o quarto lugar, 6,7%, e consegue eleger um grupo parlamentar de três deputados.
Fechadas as urnas, e enquanto decorre a contagem dos votos na Madeira, os partidos políticos insistem na denúncia à máquina eleitoral do PSD devido ao transporte ilegal de eleitores às mesas de voto e o ‘pressing’ exercido sobre os votantes em vários pontos da Ilha.
11% das 54 freguesias da Madeira já têm os votos contados e a maioria absoluta está garantida para o PSD/M, com valores acima dos 60%.
A menos de uma hora de fechar as urnas, o delegado da CNE na Madeira gostaria de ver mais madeirenses a votar e mostra-se mesmo preocupado com os níveis que a abstenção poderá atingir nestas eleições legislativas regionais.
Após duas semanas de campanha eleitoral marcadas por uma forte crispação política, o dia eleitoral na Madeira prossegue debaixo de um calor tórrido e de denúncia de irregularidades à Comissão Nacional de Eleições por parte dos partidos da oposição, em particular do CDS-PP.
Fechadas as urnas e contados os votos, há uma convicção generalizada de que a Madeira não será exactamente a mesma depois deste domingo.
Em vésperas de eleições na Madeira, os dados parecem já estar lançados. As últimas sondagens continuam a apontar para a maioria absoluta do PSD na Madeira. Poderá ser dos piores resultados de sempre do partido, com perdas estimadas de 8 a 9 deputados. Mas a percentagem alta de indecisos que não responde às sondagens poderá…
Após estar cerca de 10 horas barricada nas instalações do JM, a equipa dos PND acaba de sair de livre vontade, dando assim por concluído aquilo que considerou ser «uma acção de protesto para pôr os olhos do País sobre o escândalo que é o Jornal da Madeira, órgão de propaganda de Alberto João Jardim…
O PND continua barricado no Jornal da Madeira, desta feita com a presença do Comandante da Polícia de Segurança Pública que foi ao local, na sequência de queixa apresentada pela administração, alegando falta de condições para trabalhar. Isto apesar de os funcionários continuarem a preparar a edição do JM de amanhã com aparente normalidade.
Os candidatos do PND (Baltasar Aguiar, Eduardo Welsh, Gil Canha, Hélder Spínola e Dionísio Andrade) estão barricados nas instalações do Jornal da Madeira, na Rua Fernão de Ornelas desde as 10h30.
Foi durante a análise às contas dos bancos portugueses actualmente em curso pela troika que se descobriram os mais recentes ‘buracos’ financeiros do Governo Regional da Madeira, que já totalizam 1.680 milhões de euros, apurou o SOL.