Depois de na semana passada ter sido apresentado o serviço de mesa à inglesa Indireto ou de Guéridon (banqueta ou carro de serviço), conheça o serviço de mesa à inglesa Direto, bastante utilizado nos dias de hoje.
O serviço de mesa à inglesa Indireto ou de Guéridon destaca-se também pelo facto de o empratamento ser feito à vista dos clientes.
Associado aos eventos de cariz principesco, apresenta-se como um serviço bastante requintado embora cada vez mais em desuso.
Este serviço de mesa é normalmente utilizado em eventos sofisticados e formais.
Sabia que no Egipto deve servir-se o chá até que este transborde e derrame um pouco no pires? E o que deve fazer se quiser repetir a refeição na Dinamarca?
De Espanha à Mongólia, a passar por França e Filipinas, há regras que podem impressionar pela positiva ou negativa. Tenha atenção.
Como o retorno à nova normalidade e com o retomar das viagens para o estrangeiro, seja em lazer e/ou trabalho, torna-se essencial fazer boa-figura nos países que visitará.
Os castiçais não devem faltar na mesa, onde os cotovelos são proibidos.
Fazer uma reclamação nas plataformas digitais ou redes sociais pode ter efeitos à escala mundial.
Na hora de reclamar, fazê-lo com etiqueta será sempre mais vantajoso para o consumidor reclamante. As 15 regras que deve seguir.
Da comida às chamadas telefónicas, 10 regras que devemos ter em conta quando entramos no autocarro, comboio ou metro
Todos os banquetes oficiais apresentam duas partes: a mesa destinada à Presidência e algumas mesas para os outros convidados/hóspedes.
Os noivos ocupam os lugares centrais da mesa ficando lado a lado.
Existem duas modalidades de serviço: À Carta (‘À La Carte’) e Mesa Redonda (‘Table d´Hôte’)
Os pormenores que deve ter em atenção, as soluções e o simbolismo das cores e das flores para determinado evento.
O vinho de qualidade superior deve ser o último a ser servido, pressupondo-se que o critério de qualidade se designe do ‘bom’ para o ‘excelente’
Da toalha ao prato da sobremesa, sem esquecer a posição dos talheres: todas as regras para uma mesa irrepreensível.
O conceito de etiqueta, do francês étiquette, surge associada aos hábitos e costumes da corte francesa, mais precisamente na corte de Luís XIV.