Vida

Festa da Flor leva milhares de turistas à Madeira

A festa que arrancou ontem e decorre até 11 de Maio garante uma ocupação hoteleira de 92%. Custou 308 mil euros.

Antúrios, estrelícias, orquídeas, hortênsias, próteas, gerberas. São flores da Madeira que fazem as delícias dos turistas. É nesta altura do ano que as flores estão mais vistosas e a Madeira oferece a famigerada Festa da Flor.

Este evento mágico tem início na manhã de sábado com o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças, vestidas a preceito, desfilam até à Praça do Município para ali compor um mural de flores simbolicamente denominado por ‘Muro da Esperança’.

Na tarde do próximo domingo, as ruas da baixa funchalense voltam a invadir-se de música, de cor e de flores com o desfile de carros alegóricos, decorados de múltiplas espécies de flores. Uma festa onde as flores se misturam com outras tradições como o bordado, o vinho, o artesanato e a gastronomia.

Paralelamente a estes acontecimentos decorre um conjunto de actividades lúdicas e recreativas, tais como a elaboração de tapetes florais e charolas, nas placas centrais, concertos musicais, actuações de grupos folclóricos regionais, decoração de montras e a 59.ª Exposição da Flor no Largo da Restauração.

Ao longo da placa central da Avenida Arriaga, foram construídos os célebres tapetes florais e poder-se-á ainda admirar uma escultura floral de uma espécie endémica da Laurissilva no jardim norte do Palácio de São Lourenço. Na Praça da Restauração tem lugar a tradicional exposição da flor, seguido do habitual Mercado das Flores.

A edição deste ano da Festa da Flor realiza-se até 11 de Maio numa organização da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes que custou 308 mil euros.

No sábado, dia 3 de Maio, pela manhã, milhares de crianças depositam a sua flor no ‘Muro da Esperança’ na Praça do Município. No dia seguinte, domingo, dia 4 de Maio há o Cortejo da Flor, com centenas de participantes e dezenas de carros alegóricos alusivos à flor. O desfile será transmitido pela RTP1.

O cortejo alegórico, composto por diversos grupos, que totalizam cerca de 1200 figurantes, decorrerá pelas 16h00, entre a Avenida Sá Carneiro e a Praça da Autonomia. São nove os grupos participantes. “Madeira - rota das flores” é o tema da Festa da Flor deste ano. Depois há subtemas interpretados pelos grupos como ’30 anos em flor’, ‘a floresta mágica’, ‘Mãe…três letras’, ‘Tapete de flores para todas as mães do mundo’, ‘Mãe uma orquídea para ti’, ‘Para ti mãe’, ‘Homenagem à mãe’, ‘O sorriso das flores’ e ‘Madeira, Mãe e Maio’.

Inserido na festa, o ‘Baile Madeira Flor’, evento solidário para a fundação ‘Garouta do Calhau’ tem a participação, este ano, de Rui Veloso. O baile acontece a 3 de Maio tendo por mentora Gilda Abreu. Em jeito de prolongamento da Festa da Flor, a 10 e 11 de Maio acontece o show de carros clássicos ‘III Reid’s Palace Classic Auto Show 2014’.

A ‘Festa da Flor’ permite manter uma boa taxa de ocupação, com os hotéis da região praticamente lotados. A taxa ronda os 92%, maior do que a que se verificou no Carnaval e só ultrapassada pelo cartaz do fogo-de-artifício do Fim do Ano.

online@sol.pt