A Grande Reunião Comemorativa do 70.º Aniversário da Fundação da Região Autónoma Uigur de Xinjiang realizou-se na quinta-feira, 25 de setembro, em Urumqi, com a presença do presidente chinês, Xi Jinping, acompanhado por representantes de todas as etnias e de diversos setores da sociedade local.
A 25.ª Feira Internacional para Investimento e Comércio da China (CIFIT) reuniu em Xiamen mais de 1.100 entidades governamentais e empresariais de 123 países, resultando na assinatura de 1.154 acordos avaliados em 644 mil milhões de yuans.
O Presidente chinês proferiu um discurso solene durante a cerimónia do 80.º aniversário da vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, sublinhando a importância de recordar a história, valorizar a paz e construir um futuro partilhado para a humanidade.
O Presidente chinês presidiu, em Tianjin, à 25.ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), defendendo maior solidariedade, benefícios mútuos e abertura entre os países membros.
O dia 15 de agosto é uma data marcante, pois, há exatamente 80 anos, o Japão aceitou a Declaração de Potsdam e anunciou a sua rendição incondicional. Este facto selou a vitória final do povo chinês na guerra de resistência contra a agressão japonesa e na luta mundial contra o fascismo.
Pequim apela a Manila para respeitar o princípio de “Uma Só China” e evitar ações que possam agravar tensões no Estreito.
A economia chinesa registou um crescimento de 5,3% no primeiro semestre de 2025, superando as expectativas internacionais e reafirmando a sua resiliência num contexto económico global instável.
A 17.ª Cimeira do BRICS, realizada no Rio de Janeiro, marcou um novo capítulo para o grupo com a entrada da Indonésia e o alargamento da rede de parceiros. A reunião reafirmou o compromisso dos países membros com a paz, o desenvolvimento sustentável e a promoção de uma ordem internacional mais justa e equitativa.
Exportações aumentaram 6,9% no primeiro trimestre de 2025, refletindo a resiliência das cadeias industriais chinesas e o impacto das políticas de estabilização adotadas por Pequim.
A 6.ª Cimeira de Multinacionais de Qingdao (China)reuniu mais de 570 executivos de empresas de seis continentes.
A China e os Estados Unidos realizaram, nos dias 9 e 10 de junho, em Londres, a primeira reunião do novo mecanismo de consulta económica e comercial, consolidando entendimentos estratégicos definidos ao mais alto nível e assinalando progressos na cooperação bilateral.
Apesar de avanços recentes no diálogo económico sino-americano, os Estados Unidos voltam a adotar medidas unilaterais para conter o setor de alta tecnologia da China, suscitando preocupações sobre os impactos no comércio internacional e na estabilidade das cadeias globais de fornecimento.
O feriado do Dia do Trabalhador na China foi marcado por um expressivo aumento do consumo interno, refletido num crescimento significativo das viagens e dos gastos dos consumidores, com impacto visível também no turismo internacional.
Conteúdo Patrocinado por Carclasse.
Publicidade – Conteúdo Patrocinado por Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.
Conteúdo Patrocinado por Carclasse.
Publicidade – Conteúdo Patrocinado por Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.