Foi um ano em que o sistema financeiro não largou a atualidade. As manifestações dos lesados do BES fizeram concorrência com o inquérito parlamentar sobre o caso, onde Salgado e Zeinal Bava rejeitaram culpas.
Depois de ter falhado a venda do Novo Banco no prazo previsto, o Banco de Portugal (BdP) surpreendeu o país em Outubro ao anunciar a contratação de Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes do governo de Passos Coelho, para o cargo de coordenador global do processo de venda da instituição.i
Em novembro o Governo concluiu o contrato de venda de 61% do capital da TAP, num ambiente de grande agitação política. A venda estava nos planos de privatização de sucessivos Governos desde o final da década de 90 mas foi sob forte contestação de sindicatos e dos partidos de esquerda que avançou. A compra da…
Depois do annus horribilis de 2014 devido ao colapso do BES, Carlos Costa voltou a ter um ano para esquecer. O governador do banco central volta a ver o seu papel de supervisor da banca ser questionado, ao permitir que a já difícil situação do Banif evoluísse para numa nova intervenção do Estado com graves…
Imagens para mais tarde recordar, cá e lá fora. Da homenagem a Eusébio, agora no Panteão Nacional, à guerra na TV entre dois adultos que pareceram crianças e um rei dos mares que até venceu um tubarão.
É o fim de uma era na FIFA e possivelmente de dois dos nomes mais poderosos do futebol mundial. Um é suíço (em março cumpre 80 anos) e tinha sido reeleito para um quinto mandato no organismo que rege o futebol mundial. O outro é francês, tem menos 20 anos e, apesar de ser o…
O apetite (muita fome) por golos é insaciável, o nome (e seus acrónimos) dispensa apresentações, o CV ultrapassa fronteiras, a glória alcançada já é imortal (o Google ajudou) e o museu CR7 na Madeira começa a ser pequeno para guardar tantos troféus. É que 2015 voltou a ser um ano em cheio para o maior…
Pode gozar-se com os seus pontapés na gramática, com o seu corte de cabelo à anos 80, com o constante mascar de pastilha elástica e a produção que fez para a capa da edição portuguesa da GQ (com a frase ‘Nobody fucks with the Jesus’). Jorge Jesus tem todos e mais alguns motivos para se…
Em 2015, tivemos de mudar de hábitos: usar menos sacos plásticos e comer menos sardinha. Os doentes da hepatite C fizeram ouvir o seu desespero, as intempéries fustigaram o coração turístico do Algarve e o país fez um adeus sentido a Maria Barroso.