Entre os veículos registados, a maioria (15.291) são ligeiros de passageiros, seguindo-se os ligeiros de mercadorias (2.530) e os veículos pesados (832)
187.105 são ligeiros de passageiros, 50.383 ligeiros de mercadorias e 2.235 veículos pesados
Apesar do primeiro semestre ter corrido bem em termos de vendas, o secretário-geral da CAP fala em quebra a partir do verão. E, sendo um dos principais motores da economia portuguesa, pede maior atenção do Governo
Apesar do peso que tem para o PIB nacional e para criação de emprego, tanto a produção como a venda de veículos têm vindo a cair nos últimos meses. A indústria de componentes segue a mesma tendência, o que leva a que os responsáveis do setor se mostrem apreensivos
A ACAP apontou que o estrangeiro foi o principal destino dos veículos automóveis fabricados nos primeiros três meses de 2024 em Portugal
O crescimento do mercado automóvel em janeiro verificou-se após um aumento de 26,1% em todo 2023, ano em que foram matriculados 236.053 veículos
Os inquiridos estão dispostos a pagar, no máximo, 28.550 euros por uma viatura.
Em entrevista ao i, Helder Pedro já tinha admitido que “o envelhecimento do parque automóvel é um problema que temos”.
ACAP diz que resultados espelham “forte” impacto da covid-19 na indústria.
Hélder Pedro lamenta que o Governo não avance com medidas específicas para recuperar o mercado automóvel e lembra o que tem sido feito noutros países para estimular o setor.
Queda de 43,6% face a 2019. Pandemia e crise dos semicondutores são principais causas.
Entre os maiores mercados, a Espanha registou a maior queda (-32,3%), seguida pela Itália (-27,9%), França (-25,5%), Polónia (-22,9%) e Bélgica (-21,5%). Recorde-se que, em Portugal, o mercado automóvel caiu quase 34% em 2020, segundo os dados da ACAP.
A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional (com 94,3%). Alemanha (20,4%), França (16,2%), Itália (11,7%), Espanha (11,0%) e Reino Unido (7,6%) estão no topo do ranking.
No mês de dezembro foram matriculados 18 290 automóveis, uma queda de 19,4% em comparação com o mesmo mês de 2019.
O secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, lamenta a falta de medidas de estímulo para incentivar o setor, ao contrário do que foi feito por outros países europeus. A retoma do incentivo ao abate e a redução do IVA a 13% são vistas por Hélder Pedro como medidas para salvar este mercado.
Se olharmos apenas para o mês de outubro, conclui-se que foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 16 565 veículos automóveis, ou seja, menos 13% do que em igual mês de 2019.
A ACAP confirma que 97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, contribuindo de forma significativa para a balança comercial do país. A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações recebendo 95,6% dos veículos produzidos em território nacional.
Os dados da plataforma Standvirtual e da ACAP indicam que no acumulado dos primeiros seis meses do ano houve uma quebra em termos de registos de propriedade em relação ao mesmo período de 2019 (-11%), mas, se comparados os meses de junho e junho, verifica-se um crescimento de 39%.