A ACAP apontou que o estrangeiro foi o principal destino dos veículos automóveis fabricados nos primeiros três meses de 2024 em Portugal
O crescimento do mercado automóvel em janeiro verificou-se após um aumento de 26,1% em todo 2023, ano em que foram matriculados 236.053 veículos
Os inquiridos estão dispostos a pagar, no máximo, 28.550 euros por uma viatura.
Em entrevista ao i, Helder Pedro já tinha admitido que “o envelhecimento do parque automóvel é um problema que temos”.
ACAP diz que resultados espelham “forte” impacto da covid-19 na indústria.
Hélder Pedro lamenta que o Governo não avance com medidas específicas para recuperar o mercado automóvel e lembra o que tem sido feito noutros países para estimular o setor.
Queda de 43,6% face a 2019. Pandemia e crise dos semicondutores são principais causas.
Entre os maiores mercados, a Espanha registou a maior queda (-32,3%), seguida pela Itália (-27,9%), França (-25,5%), Polónia (-22,9%) e Bélgica (-21,5%). Recorde-se que, em Portugal, o mercado automóvel caiu quase 34% em 2020, segundo os dados da ACAP.
A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional (com 94,3%). Alemanha (20,4%), França (16,2%), Itália (11,7%), Espanha (11,0%) e Reino Unido (7,6%) estão no topo do ranking.
No mês de dezembro foram matriculados 18 290 automóveis, uma queda de 19,4% em comparação com o mesmo mês de 2019.
O secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, lamenta a falta de medidas de estímulo para incentivar o setor, ao contrário do que foi feito por outros países europeus. A retoma do incentivo ao abate e a redução do IVA a 13% são vistas por Hélder Pedro como medidas para salvar este mercado.
Se olharmos apenas para o mês de outubro, conclui-se que foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 16 565 veículos automóveis, ou seja, menos 13% do que em igual mês de 2019.
A ACAP confirma que 97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, contribuindo de forma significativa para a balança comercial do país. A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações recebendo 95,6% dos veículos produzidos em território nacional.
Os dados da plataforma Standvirtual e da ACAP indicam que no acumulado dos primeiros seis meses do ano houve uma quebra em termos de registos de propriedade em relação ao mesmo período de 2019 (-11%), mas, se comparados os meses de junho e junho, verifica-se um crescimento de 39%.
Fábricas portuguesas produziram 15.965 veículos em maio.
Entre janeiro e maio, foram colocados em circulação 64 323 novos veículos, o que representa uma diminuição face aos primeiros cinco meses do ano passado de 46,8%.
Para o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, se nada for feito para estimular a procura, vamos assistir no final do verão ou até ao fim do ano ao encerramento de muitas empresas do setor. Hélder Pedro defende que uma das soluções para dinamizar esta atividade seria reduzir os impostos do setor, nomeadamente a taxa do…
O secretário-geral da ACAP lamenta que o Orçamento não volte a aliviar este setor que tem um peso importante nas exportações e no PIB nacional. Hélder Pedro acusa ainda o Governo de estar em guerra com os carros a diesel.