Dez anos depois de ter sido aprovado, o Acordo Ortográfico deverá agora ser alterado, segundo recomenda o relatório do Grupo de Trabalho criado para avaliar o impacto da aplicação do acordo, a que o i teve acesso.
O projeto é votado na sexta-feira
Petição classifica acordo como um “fiasco”. PCP apresenta diploma a recomendar “nova negociação”
Petição ultrapassou as 20 mil assinaturas em pouco mais de um mês
Realizou-se esta quinta-feira um cordão humano contra o Acordo Ortográfico.
O cordão irá ligar a Academia das Ciências de Lisboa e o Tribunal Constitucional, uma distância de cerca de 300 metros.
Petição que defende o fim do Acordo Ortográfico de 1990 já tem mais de 15 500 assinaturas. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afastou ontem a revisão do acordo
O ministro dos Negócios Estrangeiros português afastou hoje a possibilidade de revisão do Acordo Ortográfico, referindo que este está em vigor em Portugal, porém falta ser aplicado pelos países onde a ratificação ainda está em curso.
Propostas de aperfeiçoamento do acordo foram divulgadas hoje pela Academia das Ciências de Lisboa
Sócios efetivos, os mais antigos, aprovaram sugestões de aperfeiçoamento
O acordo ortográfico vai ser alvo de um “aperfeiçoamento”, afirmou o presidente da Academia das Ciências de Lisboa.
A Associação Nacional de Professores de Português e um grupo de cidadãos apresentaram, no Supremo Tribunal Administrativo, uma ação judicial popular para anular a norma que aplica o Acordo Ortográfico de 1990 (AO90).
Já lá vão 26 anos desde a assinatura do Acordo Ortográfico (AO) por todos os países da CPLP e sete desde que o Parlamento português decidiu que entrasse em vigor ao fim de um período de transição e adaptação que terminaria em maio de 2014. Foi ratificado já por todos os países da CPLP, menos…
Há cerca de nove anos, quando comecei a escrever aqui no Sol, dediquei uma crónica ao Acordo Ortográfico.
Muitos activistas que defendem a língua portuguesa põem em causa a natureza do AO, apontando-lhe várias fragilidades e questionando a data em que termina verdadeiramente o período de adaptação à nova grafia. “Só a partir de Setembro de 2010 é que o referendo foi publicado em Diário da República, o que significa que o prazo…
Nos exames nacionais que estão à porta, escrever com a antiga grafia será considerado um erro ortográfico, com direito a penalizações. A novidade será mais uma consequência da implementação do acordo ortográfico (AO) de 1990, cujo período de transição de seis anos termina esta quarta-feira. A poucos dias de isso acontecer, o SOL foi saber…
A Associação Nacional de Professores (ANP) defende que este ano deveriam ser permitidas as duas grafias nos exames, uma vez que a aplicação do novo Acordo Ortográfico ainda não é uniforme em todos os meios.
A partir deste ano, os alunos terão de usar o novo acordo ortográfico nos exames nacionais. Se não o fizerem, serão penalizados nas provas de Português.