O homem-bomba “ativou o seu cinturão de explosivos” entre a multidão para “vingar os muçulmanos presos em cativeiro nas prisões talibãs”
Mais de 30 mil CD com filmes “imorais” foram também destruídos
Desde o regresso dos talibãs ao poder, há três anos, as condições de vida das mulheres afegãs endurareceram e estas estão proíbidas de praticar desporto, bem como de estudar
Os talibã também não esperam abordar questões como a aplicação da lei islâmica, os castigos corporais ou a abolição do direito das mulheres à educação, as restrições ao trabalho ou à circulação
As cheias já fizeram pelo menos 300 mortos.
O Afeganistão viveu um inverno muito seco, dificultando a absorção da chuva pelo solo
O turismo no Afeganistão tem um potencial significativo devido à sua rica História, paisagens deslumbrantes e cultura diversificada. No entanto, devido à instabilidade política e aos conflitos, o setor do turismo tem sido severamente prejudicado ao longo das décadas. Contudo, agora, o regime talibã diz que chegam cada vez mais turistas ao país.
No domingo à noite, registou-se uma forte queda de neve na aldeia de Nakre, no vale Tatin.
Os talibãs baniram as mulheres da maior parte das esferas da vida pública e proibiram as raparigas de ir à escola para além do sexto ano
O sismo teve o epicentro a 33 quilómetros da cidade, onde mil pessoas morreram em sismos registados no início do mês.
O país registou, no sábado, pelo menos sete sismos, sendo que, o primeiro, foi o de maior magnitude (6,3 na escala de Richter).
“Todas as atividades dos partidos políticos são proibidas no país porque não têm base na lei islâmica, não trazem nenhum benefício e o país não as quer”, sublinhou Sharie
Decreto foi publicado no final do junho e visa acabar de vez com o desaparecimento de milhares de negócios geridos por mulheres.
Esta é a mais recente restrição imposta pela administração talibã desde que voltou a assumiu o poder em agosto de 2021. A decisão ainda não foi explicada.
Apesar de o número representar uma redução de vítimas comparativamente aos anos anteriores de guerra, o relatório publicado pela da missão ONU no Afeganistão revelou que, desde a tomada do poder deste regime, em agosto de 2021, e até final de maio, totalizaram-se 3.774 mortos.
Sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter foi sentido às 22h17 locais
Cidades em causa são Cabul e Mazar-i-Sharif.
O grupo radical anunciou que as mulheres não podem ser admitidas em universidades, numa altura em que já foram instaurados e aplicados diversos castigos físicos.
Um homem foi condenado à morte por homcídio e roubo.