Análises feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente revelaram valores microbiológicos acima dos parâmetros de considerados de referência.
As águas da praia de Mindelo, no norte, e da praia da Batata, no Algarve, estão a ser avaliadas para que seja possível a reabertura.
Na segunda-feira, a bandeira vermelha foi hasteada nesta praia após o rebentamento de uma conduta dos esgotos para o mar, tendo ficado interdita a banhos ao final da tarde.
Banhos estão proibidos até à chegada dos resultados das análises da Agência Portuguesa do Ambiente.
Desde quarta-feira que os banhos em sete praias da Póvoa de Varzim e numa praia de Matosinhos eram desaconselhados. “As análises confirmam que a qualidade é boa para banhos”, explicou Pimenta Machado, vice-presidente da APA.
Informação foi disponibilizada nesta quarta-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente, que, atendendo a que “cada praia é uma praia” apela à contribuição dos utilizadores para melhorar o plano delineado.
“Era o passo que faltava para que se pudesse avançar com o aeroporto do Montijo”, lê-se na nota do ministério de Pedro Nuno Santos.
Segundo a Declaração de Impacto Ambiental, o projeto terá também influência no “trânsito dos veículos automóveis”, na “redução da capacidade da via” e na “redução da capacidade de estacionamento”
A praia de Mindelo Sul, no concelho de Vila do Conde, Porto, está temporariamente interdita a banhos, depois de uma descarga de águas residuais e pluviais no local.
Um manto de espuma branco surgiu, esta quarta-feira, no rio Tejo, numa zona junto a Abrantes, e levou a que a Agência Portuguesa do Ambiente intervisse, para averiguar a origem desta sujidade.
O Dia da Criança assinalado hoje marca também o primeiro dia de época balnear na maioria das praias portuguesas. Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente contabilizados pela associação ZERO, há 71 praias (12% da totalidade de zonas balneares) no país sem qualquer tipo de poluição