Numa nota, a capitania indica, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que o vento soprará de nordeste “fresco a muito fresco, aumentando para muito fresco a forte a partir da tarde”.
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aconselha a população a adotar medidas preventivas devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Ondas podem chegar aos sete metros.
Começa com aviso amarelo que depois se agrava para laranja.
Desde as 1h04 os distritos Porto, Leiria e Lisboa, assim como Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo e Braga, estão sob este aviso.
Estará em vigor às 18h00 de sexta-feira e as 15h00 de sábado.
Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala
O alerta está em vigor a partir de esta segunda-feira e prevê-se um céu muito nublado, chuva no litoral, nevoeiro, formação de geada e subida das temperaturas mínimas.
OS distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, estejam aviso amarelo, devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 12h00 desta quarta-feira e as 00h00 de quinta-feira.
IPMA alerta para agitação marítima e chuva forte até domingo.
O aviso de chuva vai estar em vigor entre as 18h00 de hoje e as 18h00 de domingo
O alerta estará em vigor entre as 9h00 e as 15h.
Aviso vigora entre as 15h00 de quinta-feira e as 12h00 de sexta-feira
É ainda esperado vento forte, com uma intensidade média de até 55km/h e rajadas até 100km/h.
Os distritos são Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, e o aviso começa às 21h00 de hoje, prolongando-se até às 9h00 de terça-feira.
Na costa norte, ondas vão ser de norte/noroeste e vão chegar aos 4,5 metros, diminuindo depois para três metros, sendo que na parte sul vão continuar na ordem dos dois metros.
Pior já terá passado, apesar de, nas próximas horas, a agitação marítima continuar forte.