O investigador fala ao Nascer do SOL sobre as estratégias do jihadismo, a radicalização na Europa e a possibilidade de estarmos a caminhar para sociedades mais fechadas.
No passado dia 15 deste mês de Agosto completou um ano sobre a tomada de poder no Afeganistão pelas forças talibãs, que entraram em Cabul sem qualquer tipo de oposição, culminando desta forma o seu regresso à liderança do país vinte anos depois, dando lugar ao ressurgimento do Emirado Islâmico do Afeganistão.
Os talibãs, que mantinham Al-Zawahiri como convidado ou numa prisão de luxo, não ficaram nada satisfeitos. O receio é que o Afeganistão tenha ‘virado’ viveiro de terroristas.
Fontes locais atribuiram o ataque aos ‘jihadistas’ do Grupo de Apoio ao Islão e aos muçulmanos (GAIM ou JNIM, na sua sigla árabe), fiel à Al-Qaeda.
Mais de mil policiais confiscaram 150 mil euros em rugas.
Ali Soufan seguiu os passos da Al-Qaeda, um pouco por todo o mundo. Conhecido como o agente que podia ter impedido o 11 de Setembro, Soufan revisitou algumas das suas memórias, à conversa com o b,i.
Cinco anos e oito meses depois do atentado à redacção do semanário satírico Charlie Hebdo, França pretende encerrar com um julgamento o período mais traumático da sua História recente. Com os terroristas mortos, no banco dos réus vão-se sentar 14 pessoas acusadas de cumplicidade e apoio aos ataques que, em três dias, em janeiro de…
“Sob as instruções do Presidente Donald Trump, os Estados Unidos realizaram uma operação antiterrorista no Iémen e conseguiram eliminar Qassem al-Rimi”, comunicou a administração de Trump.
Durante a noite de segunda-feira, dois helicópteros colidiram e causaram a morte de 13 soldados franceses. Perseguiam insurgentes no Mali, um país devastado por extremistas islâmicos.
Era oferecida uma recompensa de 880 mil euros por informações sobre Hamza Bin Laden, treinado por Osama para liderar a al-Qaeda. Foi morto numa operação militar norte-americana, segundo o New York Times.
Um dos mais de vinte filhos de Osama bin Laden está a emergir como comandante da Al Qaeda, que regressa à ribalta com a ruína do Estado Islâmico. Hamza bin Laden cresceu nos campos de treino do Sudão e Afeganistão, rodeado de armas e gente que queria morrer. Jurou vingança pela morte do pai, e…
O suspeito tem ligações com o grupo Al-Qaida e queria “fazer-se explodir”, segundo o FBI
Um documento divulgado ontem pelos Estados Unidos revela que o ex-líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, assassinado em 2011, deixou uma fortuna aos jihadistas avaliada em 29 milhões de dólares.
O líder mais graduado do grupo Khorasan, de operacionais veteranos da Al-Qaeda, Mohsen Adballah Ibrahim al Charekh, foi morto num ataque aéreo, anunciou no domingo o Pentágono.
O líder jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar, ligado à organização terrorista Al-Qaida, foi morto num ataque aéreo norte-americano na Líbia, anunciou no domingo o Governo líbio instalado na cidade de Tobruk, e reconhecido pela comunidade internacional.
O líder da Frente al-Nusra afirmou hoje que por enquanto não tem a intenção de lançar ataques contra o Ocidente, mas admitiu fazê-lo no futuro, se continuar a apoiar o regime do Presidente Bachar al-Assad.
Zacarias Moussaoui, um antigo operacional da al-Qaeda que está a cumprir uma pena de prisão perpétua nos EUA pela participação nos atentados de 11 de Setembro de 2001, afirmou que a organização terrorista foi apoiada financeiramente pela família real da Arábia Saudita.
Um cidadão português terá sido detido no Iémen por suspeita de ligação à organização terrorista Al-Qaeda, uma informação que as autoridades portuguesas disseram à Lusa desconhecer.