Grande figura do Partido Socialista, abandonou o Parlamento. Dispôs-se a falar dos dias recentes do adeus e da sua juventude.
Se os parceiros à esquerda usaram os discursos da sessão solene do 25 de Abril para atacar a forma como a Europa está a pôr em causa os valores da Revolução, o PS aproveitou para sublinhar a importância do projeto europeu, mas também a necessidade de construir “uma União Europeia mais democrática”.
O antigo líder parlamentar de Seguro e atual membro da candidatura de Maria de Belém diz que António Costa “não tem handicaps” como primeiro-ministro. Sampaio da Nóvoa “radicalizou o discurso” e isso favorece Maria de Belém.
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, sugeriu hoje o socialista Alberto Martins para presidir interinamente aos trabalhos da Assembleia da República até que pelas 15:00 seja eleito o novo presidente do parlamento.
O actual líder parlamentar do PS e o seu antecessor, respectivamente Ferro Rodrigues e Alberto Martins, apelaram hoje à união do partido e à necessidade de construção de uma política alternativa para o país no XX Congresso socialista.
O PS não ficou apenas sem secretário-geral, com a demissão de Seguro. Também o líder parlamentar, Alberto Martins, decidiu sair. “Não estou disponível para continuar, por razões pessoais e políticas”. O chefe da bancada do PS, como o SOL tinha escrito na sua edição semanal, dificilmente ficaria no lugar, depois de ter provocado a revolta…
Se António Costa vencer as primárias para primeiro-ministro, a liderança parlamentar de Alberto Martins pode não sobreviver até ao congresso. Apoiante ferrenho de Seguro, Martins colocou-se ao lado do secretário-geral, contra a maioria do grupo parlamentar, no projecto de redução de deputados. “É quase impossível que permaneça no lugar depois disso”, diz ao SOL um…
O líder da bancada parlamentar do PS, Alberto Martins, mostrou-se hoje surpreendido com o avanço de António Costa para a liderança do PS e garante que “a legitimidade democrática” de António José Seguro “é absoluta”.