O Império Português abriu com a conquista de Ceuta a 21 de agosto de 1415, numa operação anfíbia comandada por D. João I; e fechou, simbolicamente, com a invasão de Conakry, a 22 e 23 de novembro de 1970, numa operação também anfíbia comandada por Alpoim Calvão. A Operação Mar Verde foi um sucesso mesclado…
Não entendo a polémica criada em torno das homenagens prestadas pela Marinha ao Comandante Alpoim Calvão. Afinal, ele era o oficial português mais condecorado, e suponho que a Torre e Espada, só por si, justifica especiais homenagens militares.
Em 2012 o SOL publicou uma entrevista com Alpoim Calvão, que no dia da sua morte republicamos no site do jornal. Nesta, o comandante fala da polémica acção militar levada a cabo em Conacri.
Aos 77 anos, morreu esta terça-feira Alpoim Calvão. Tornou-se célebre após a ocupação de Conacri, a capital da República da Guiné (ou Guiné-Conacri), em 1970, depois de ter liderado uma controversa operação da guerra colonial que visou fazer baixas no inimigo, nomeadamente eliminar o Presidente daquele Estado, e libertar prisioneiros portugueses.