Estarão em funcionamento 111 linhas face às 88 atualmente existentes
O investimento será desenvolvido no âmbito de um plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“A minha posição é a mesma, cabe-me a mim a declaração do estado de emergência, e eu não vejo razões para haver um recuo quanto ao estado de emergência”, afirmou, em Nova Iorque, o chefe de Estado.
Os horários serão ajustados “de acordo com a realidade específica de cada carreira”.
Eduardo Cabrita anunciou intenção no final da reunião entre Governo e autarcas. Deverão manter-se restrições na área metropolitana, com o encerramento do comércio às 20h e proibiçao do consumo de álcool na via pública. Limite de ajuntamentos passa a ser de 10 pessoas nas freguesias que até aqui tinham mais condicionamentos.
Eduardo Cabrita sublinha que apesar da melhoria é necessário “continuar este esforço de monitorização muito próxima, garantindo o acompanhamento por equipamentos multidisciplinares de todos os casos que têm vindo a ser detetados e que são hoje menos do que eram há duas semanas”.
A 1 de julho o país passa a estar em estado de alerta, com exceção para a Área Metropolitana de Lisboa, para a qual foi criado um estado intermédio. As 19 freguesias em que a situação epidemiológica é mais crítica mantêm-se em estado de calamidade. Conheça o conjunto das medidas anunciadas nesta quarta-feira pelo primeiro-ministro.
Ajuntamentos em espaços públicos estão de novo limitados a dez pessoas. Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços obrigados a encerrar às 20h. Quem incumprir as novas regras incorre em crime de desobediência.
Além da intervenção das câmaras no combate à propagação da covid-19, por todo o país têm sido distribuídas refeições nas escolas.
O deputado municipal sugere que sejam feitas desinfeções de carrinhos de compras e que tanto os funcionários como os clientes usem, obrigatoriamente, máscaras de proteção individual no supermercado.
Um aumento de 150 mil passageiros terá levado a AML a receber queixas devido à sobrelotação.
O novo título abrangerá vários municípios de Leiria, como Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Peniche.
Autarcas consideram que alargamento do transporte ajudaria a diminuir a entrada de carros em Lisboa