O Governo vai avançar com obras na Portela. E se há quem aplauda a ideia, há quem considere que não faz qualquer sentido
Ainda que o aeroporto situado na capital seja aquele que reúne mais queixas, os outros não escapam às críticas. As reclamações principais prendem-se com o atendimento, as filas, o estacionamento e, por fim, a perda/danos de itens pessoais.
“O encontro formaliza mais um passo no cumprimento dos compromissos do contrato de concessão com a ANA, com vista ao desenvolvimento dos trabalhos preparatórios para iniciar a construção do Aeroporto Luís de Camões”, diz um comunicado do ministério, enviado às redações.
Sérgio Palma Brito lembra que o projeto do Montijo era financiado pela ANA, sem encargo para os contribuintes, e considera que ‘quando se avalia Poceirão e Rio Frio está-se a caminho da Estação Espacial e fora da gravidade’.
O Sintac informa ter solicitado “uma reunião urgente” à Portway, na passada sexta-feira, “tendo a mesma respondido que iria proceder à marcação de uma data”.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil marcou uma greve para os dias entre19 e 21 deste mês.
Concessionária admite também que os cancelamentos são responsabilidade das companhias. ANA falava em 18 voos cancelados, mas número é bastante superior: 27. A TAP tem sido a companhia mais afetada e o i sabe que há quem seja obrigado a remarcar o voo pela terceira vez para regressar a Portugal. Situação estará longe de ser…
Thierry Ligonnière, presidente executivo da ANA – Aeroportos de Portugal, está a ser ouvido na Assembleia da República.
As previsões indicam que hoje serão cancelados 18 voos.
Aumento da procura, falta de pessoal, greves e imprevistos na origem dos problemas nos aeroportos.
Até às 16h30 tinham sido cancelados cerca de 30 voos.
Aumento de turistas e limitação do espaço levaram a longas filas de esperar à chegada a Lisboa. Ministro fala em urgência para encontrar solução e apela a ‘bom senso’ de Luís Montenegro.
Atualmente, em cima da mesa estão três hipóteses: aeroporto Humberto Delgado (principal), com o aeroporto do Montijo (complementar); aeroporto do Montijo (principal), com o aeroporto Humberto Delgado (complementar) e uma infraestrutura localizada no Campo de Tiro de Alcochete.
Caso esta opção chumbe, “é preciso fazer um novo projeto de aeroporto e um novo estudo de impacte ambiental”, lembra Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal.
Na página oficial da ANA, a mesma alerta que devido à greve prevista entre 14 e 31 de agosto, “são expectáveis tempos de espera elevados no controlo de fronteira dos aeroportos de Lisboa (5h às 9h) Porto (20h às 23h), Faro (9h às 12h), Funchal e Porto Santo (10h às 13h) e Ponta Delgada (6h às 8h)”. Deste…
A ANA – Aeroportos de Portugal exige que a Groundforce pague imediatamente mais de 10 milhões em dívida. Empresa que gere aeroportos ameaça com revogação das licenças.