O Nascer do SOL viajou com o CEO da Altice entre a Covilhã e Tomar, onde foi anunciar vários investimentos. Durante a viagem, Alexandre Fonseca teceu duras críticas à atuação do regulador não só em relação ao dossier 5G, mas também outras ‘guerras’ relacionadas com o TDT e preços.
Para isso, o regulador vai iniciar um procedimento de alteração que “possibilite a introdução de mecanismos de agilização procedimental”.
Objetivo é acelerar o fim do processo, explica o regulador.
Associação recorda os lucros do regulador que em 2019 atingiram os 40 milhões de euros.
O presidente da Apritel tece duras críticas à atuação do regulador, acusando-o de dar uma visão distorcida do setor. Pedro Mota Soares lembra a importância que esta atividade tem para a economia do país ao investir cerca de mil milhões de euros por ano e de estar ao lados dos portugueses, sem nunca ter falhado,…
De acordo com a Anacom, na área das comunicações eletrónicas a Meo (Altice Portugal) “foi o prestador mais reclamado, com 35% das 87,6 mil reclamações sobre telecomunicações, seguida da NOS, com 32%, da Vodafone, com 30%, e da Nowo/Oni, com 4%”.
Com o recurso ao teletrabalho e o ensino à distância, na sequência do estado de emergência devido à pandemia da covid-19, o tema do acesso à internet tem estado na ordem do dia, com várias queixas sobre as dificuldades de algumas regiões do país em aceder ao online.
Regulador e associação dos operadores de telecomunicações divergem no que diz respeito aos preços.
Mário Ferreira já controla 30% da dona da TVI. Por obrigação da CMVM, lançou OPA sobre os 70% que não detém.
No entanto, a Anacom indica que na soma dos últimos 11 meses, os preços da telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7%, enquanto na União Europeia (UE) desceram 10,6% durante o mesmo período.
Recorde-se que a Altice Portugal, NOS, Vodafone Portugal e a Dense Air confirmaram as suas candidaturas ao leilão de quinta geração (5G) e as licenças de 5G serão atribuídas no primeiro trimestre do próximo ano.
Dona da Meo considera que a ANACOM “insiste em ludibriar o país, em atacar e denegrir o setor das telecomunicações em Portugal”.
Alexandre Fonseca deixa duras críticas à ANACOM, que considera “autista”, e afirma que empresa vai “optar pelo caminho da litigância.
Empresa diz que Autoridade das Comunicações reconheceu publicamente o erro, confirmando o que Altice já tinha afirmado.
“Por maior esforço e empenho que este setor faça em termos de investimento em redes e infraestruturas de comunicação, em serviços e produtos inovadores, a Anacom continua a denegrir de forma reiterada a imagem do setor em Portugal”, acusa a Altice.
Dados são da Autoridade Nacional de Comunicações, a Anacom.
Fornecedora da operadora garante, numa carta a que o SOL teve acesso, que irá avaliar os serviços de migração que foram feitos de forma remota para garantir uma ‘elevada qualidade de serviço’.
A aplicação fornece informação sobre a cobertura das redes dos operadores móveis presente em Portugal – MEO, NOS e Vodafone – e está disponível no site e no Portal do Consumidor da Anacom.